Recurso desliga o motor ao identificar declives nas rotas

A Volvo Trucks incorporou na oferta das linhas FH e FH Aero uma tecnologia start-stop inédita na indústria de caminhões. Diferentemente do recurso convencional, que liga e desliga o motor em congestionamentos e paradas em semáforos, a novidade apaga o motor nos declives das rotas.
Trata-se de uma evolução do chamado I-Roll, um tipo de ponto-morto. Mas que, agora, funciona com o I-See, tecnologia que “enxerga” a topografia à frente para antecipar e decidir pela melhor marcha a ser engatada.
LEIA MAIS
→Volvo aprimora desempenho do FH 2026 com o I-Torque
A nova funcionalidade do I-Roll, ativada em velocidades acima de 60 km/h, tem como objetivo reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa, afinal, nas ladeiras, o motor deixa de funcionar temporariamente. A montadora fala em potencial de até 1% de economia a mais.
“Nossos engenheiros inovaram de novo com uma tecnologia de motor que contribui para tornar o transporte rodoviário mais eficiente em termos de consumo de combustível”, resumiu em nota Jan Hjelmgren, chefe de Gestão de Produtos da Volvo Trucks.
Foto: Divulgação Volvo Trucks
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…