Sobre setembro, alta de apenas 2,3% na média e queda de 1,6% no caso dos elétricos

Apesar de crescimento ainda expressivo no acumulado do ano, da ordem de 58,2% em relação aos primeiros dez meses de 2024, a venda de carros e comerciais leves eletrificados mostra estabilidade no comparativo mensal.
Foram emplacados 19,8 mil híbridos em outubro e 7,9 mil elétricos puros, o que representou, respectivamente, alta de apenas 4% e queda de 1,6% sobre setembro, conforme dados da Fenabrave. Na soma dos dois segmentos, aumento de apenas 2,3%, bem abaixo da expansão média mercado, que foi de 7,1% no mercado de veículos leses.
LEIA MAIS
→Venda de caminhões registra o segundo mês consecutivo de alta
Considerando o período janeiro a outubro, os emplacamentos de híbridos totalizaram 158.248 unidades, acréscimo de 82,35% sobre igual período do ano passado. Nesse mesmo comparativo, a demanda por elétricos teve alta bem menor, de 17,8%, com 61 mil licenciamentos de veículos 0 km este ano.
Na avaliação do presidente da Fenabrave, Arcelio Júnior, o mercado de híbridos tem tido aumento mais consistente do que o de elétricos, deixando claro a opção do brasileiro pelos modelos que oferecem também o motor a combustão.
“À medida em que a infraestrutura de recarga for sendo aprimorada, talvez observemos um aumento mais forte das vendas dos elétricos puros”, comentou o executivo.
No mês de outubro, as marcas líderes no sesgmento de híbridos foram a BYD, GWM, Fiat e Toyota. No caso dos elétricos, o ranking tem a BYD no topo, seguida da Volvo e da General Motors (veja tabelas abaixo).
Foto: Divulgação/BYD
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…