Marca cresceu 23% no segmento até outubro e caminha para fechar 2025 com a maior participação de sua história em SUVs

Desde o princípio, pairavam dúvidas sobre qual o impacto a chegada do Tera às concessionárias causaria nas vendas de seus irmãos T-Cross e Nivus. Após cinco meses do lançamento, é visível que o novo modelo abocanhou parte significativa dos consumidores dos outros dois utilitários esportivos.
A Volkswagen, entretanto, não deve estar muito incomodada com isso ou com o fato de o T-Cross não ter liderado a categoria nos últimos três meses ou que o Nivus apareceça mais abaixo no ranking desde então.
Essa aparente contradição é desfeita quando se olha as vendas e participação da marca ao longo de 2025. É que, na verdade, em boa medida, o Tera, que já soma 27,9 mil licenciamentos e foi o carro de passeio mais vendido do País em outubro com 10 mil unidades, tem ampliado as vendas da VW no segmento que mais cresce no Brasil.
Transcorridos os primeiros dez meses de 2025, a Volkswagen já vendeu 156 mil SUVs, 23% a mais do que em igual período do ano passado. Nessa mesma comparação, os emplacamentos de utilitários esportivos cresceram 16%, para 873,5 mil, e encerrarão o ano com mais de 1 milhão de unidades pela primeira vez.
Com esses licenciamentos, a VW tem 17,9% de participação em SUVs este ano, índice que deve ser ainda maior no encerramento de dezembro, após mais dois meses do Tera nas lojas. A fatia de outubro já ficou em 21%, com 22,5 mil unidades das mais de 108 mil entregues por todas as marcas aos clientes finais.
A influência positiva do novo SUV compacto na média das vendas tem outra boa referência: até maio, quando a marca ainda preparava o lançamento do Tera, o então quarteto T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan respondia por 16% da categoria, quase dois pontos porcentuais a menos.
A Volkswagen, assim, tem tudo para estabelecer sua maior participação anual no segmento desde que o então CEO da operação brasileira, Pablo Di Si, deflagrou o que chamou de “Ofensiva SUV”, em 2018. Até então, a marca tinha presença residual nos negócios de SUVs no Brasil, com um ou outro lote importado do mexicano Tiguan.
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O lançamento do T-Cross mudou radicalmente esse quadro. Já em 2019, seu primeiro ano nas concessionárias, elevou a presença da VW na categoria para mais de 8%. Em 2020, com o acréscimo de um terceiro produto e segundo nacional, o Nivus, a participação saltou para 16%, porcentual mantido no ano seguinte.
O lançamento do médio Taos, importado da Argentina, ampliou ligeiramente a fatia para 16,5% em 2021 e dois anos depois a Volkswagen roubou a liderança da Jeep ao deter mais de 17% dos licenciamentos.
No ano passado, sustentou a ponta com a participação recorde de 17,9% e 5 pontos porcentuais para a segunda colocada Jeep. O acumulado de janeiro até outubro último mostra que a vantagem da marca alemã está ainda mais confortável: já é de 6,6 pontos. Mesmo com Tera, T-Cross e Nivus numa saudável briga entre irmãos!
Foto: Divulgação
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