Fernando Varela passa a comandar operações comerciais no Brasil. Bruno Kamei retorna à região.

Em meio aos diversos lançamentos e apresentações de suas atuais seis marcas no Salão do Automóvel de São Paulo, inclusive o anúncio de que Goiana, PE, passará a produzir os carros elétricos da Leapmotor, a Stellantis tratou de revelar também importantes mudanças em sua estrutura diretiva e organizacional no Brasil e América do Sul.
Segundo Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, que promete anunciar em breve um novo comandante para Leapmotor, as modificações visam que a empresa tenha mais agilidade, integração e foco estratégico em toda a região
A primeira alteração é de Fernando Varela, que vinha desde 2024 respondendo, como vice-presidente, pela implantação e lançamento da marca chinesa aqui. Ele assume as Operações Comerciais do Brasil também a área de LCV (Veículos Comerciais Leves) na América do Sul.
Varela teve extensa trajetória na PSA, onde iniciou em 2004 e ocupou diversos pontos e áreas. Em 2018, tornou-se responsável pelos Importadores da América Latina e, em 2021, passou a liderar as operações comerciais de todas as marcas da Stellantis para a região Andina e também América Central.
Breno Kamei, que no grupo ingressou via a FCA, em 2003, retorna à região para assumir como vice-presidente de Marcas e Marketing. Sob sua coordenação estarão as marcas Fiat,Abarth, Jeep, Ram, Citroën, Peugeot e Leapmotor, além da área de Marketing Performance.
Dentre outras atribuições, em 2015 Kamei, após diferentes experiências no grupo, foi nomeado gerente de Portfólio Global para a América Latina, baseado em Detroit, nos Estados Unidos.
LEIA MAIS
→ Leapmotor será a quarta marca produzida em Pernambuco
→ Zola promete intensificar processo de eletrificação na Stellantis
Em 2017, retornou à região como diretor de Portfólio e Pesquisa de Inteligência para a América Latina e, em 2019, acumulou a direção das marcas Ram, Dodge e Chrysler na região. Em 2023, voltou aos Estados Unidos como vice-presidente Global de Produtos da Jeep.
A terceira mudança envolve Vincent Forissier, que assumiu as Operações Comerciais do Chile, Andina & América Central.
O executivo ingressou no Grupo PSA em 1997, atuando nas áreas de Produto, Mercado e Vendas na América Latina e na Europa. Em 2018, tornou-se Diretor Geral do Chile e, em 2021, foi nomeado responsável pelas Operações Comerciais no país.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…