SUV compacto é o primeiro Renault produzido no Brasil a alcançar 5 estrelas

O Renault Kardian brasileiro subiu de conceito no Latin NCap, programa independente de avaliação da segurança dos veículos novos produzidos e vendidos na América Latina e Caribe. O SUV compacto fabricado em São José dos Pinhais, SP, obteve 5 estrelas na mais recente bateria de testes. Em 2024, seu primeiro ano de produção, o modelo havia alcançado 4 estrelas.
O Kardian foi reavaliado este ano a pedido da montadora, informa a entidade, e entra para história como o primeiro veículo da marca fabricado no Brasil a atingir o conceito máximo.
Para isso, incorporou opcionalmente sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis em Vias (VRU). De série, tem seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).
Segundo o Lantin NCap, obteve pontuações de 83,41% para Proteção de Ocupantes Adultos, 82,92% para Proteção de Ocupantes Infantis, 72,96% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Via e 83,78% para Assistência à Segurança.
No ano passado, foi avaliado em impactos frontal, lateral, lateral contra poste, lesão cervical, proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência em cidade, AEB em vias públicas e Sistemas de Assistência de Velocidade (SAS). Já este ano passou pelo crivo da Unidade de Resposta Rápida do Veículo (VRU) do AEB, que recebeu a pontuação máxima.
“O teste de impacto frontal mostrou estrutura estável, espaço para os pés instável, proteção marginal para o tórax do motorista e adequada para o tórax do passageiro dianteiro. O teste de impacto lateral demonstrou desempenho robusto graças aos airbags laterais e de cortina de série, oferecendo proteção adequada para o tórax e boa proteção para o restante do corpo”, analisou a entidade em nota oficial.
Diante do impacto lateral contra poste, o SUV mostrou proteção torácica marginal para o adulto, assim como contra contra lesões cervicais.
O teste envolvendo crianças voltadas para trás e ancoradas por Isofix evidenciou boa proteção geral, completou a entidade, que destaca que o boneco de teste de 3 anos apresentou exposição no impacto lateral sem valores críticos.
LEIA MAIS
→ Renault Geely anuncia R$ 3,8 bilhões no País
→ SUV Boreal é aposta da Renault em segmento muito disputado
“A proteção para pedestres mostrou proteção para a cabeça geralmente boa e adequada, e proteção insuficiente contra o para-brisa e as colunas A. A proteção da parte superior da perna foi fraca e inadequada, enquanto a proteção da parte inferior da perna foi boa.”
“Seu compromisso [da Renaiult] com veículos mais seguros ficou evidente na melhoria de um modelo popular como o Kardian, de 4 para 5 estrelas em tão pouco tempo”, ressaltou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCap, que também destacou a renovação da nota máxima para o Volkswagen Taos vendido na região.
Foto: Reprodução
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…