Marco foi alcançado em 28 anos de produção local

Há 28 anos, precisamente em outubro de 1997, a Honda iniciava sua trajetória como fabricante local de automóveis. Da então recém-inaugurada fábrica de Sumaré, SP, saiu o primeiro carro nacional da marca: o Civic.
Ao término daquele ano, a planta paulista havia produzido ainda modestas 837 unidades. Já em 1998, o número foi de quase 15,8 mil veículos. Embora grande, visto em retrospectiva, o salto é bastante modesto perto do ritmo atual da produção da Honda.
Tanto que nesta quarta-feira, 14, a montadora comemorou a fabricação de seu automóvel nacional de número 2,5 milhões.
Desta vez, porém, montado na também paulista fábrica de Iracemápolis, que desde 2019 concentra a produção de veículos da marca no País — Sumaré passou a responder por motores, peças injetadas e ferramentaria.
LEIA MAIS
→ Honda produz 1,5 milhão de motos em 2025
→ Honda inicia 2º turno em Itirapina em dezembro
Só no ano passado a Honda, que conta com 3,5 mil funcionários no País, produziu mais de 100 mil unidades, 11% a mais do que em 2024, melhor resultado desde 2019. O recorde histórico, entretanto, é de 148 mil veículos alcançados 2015.
Itirapina produz atualmente os modelos WR-V, HR-V, City Hatchback e City Sedan. Para isso, a empresa adotou no ano passado o segundo turno de produção e criou 350 novos postos de trabalho nas fábricas de Itirapina e Sumaré, medidas que integram o atual plano de investimento de R$ 4,2 bilhões.
“Seguiremos investindo em tecnologia, sustentabilidade e inovação para oferecer produtos que atendam às expectativas dos consumidores brasileiros e reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento do país.”, comenta Maurício Imoto, Head de Produção e Logística da Honda Automóveis.
Foto: Divulgação
Números ficaram abaixo dos esperados, mas Anfavea avalia que ano não foi ruim
Entidade estima alta de 3,8% na produção de veículos leves, incluindo unidades CKD/SKD, e de…
País vizinho comprou 302 mil dos 528,8 mil veículos leves e pesados embarcados em 2025
O programa Carro Sustentável e uma discreta queda da taxa de juros Selic podem incentivar…
Vendas recuaram 2%, após dois anos seguidos de forte crescimento