Com equipe inicial de 40 engenheiros, laboratório está sendo instalado em Sorocaba

O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, aproveitou encontro com jornalistas nesta terça-feira, 3, para revelar a criação no Brasil de um laboratório de flex-fuel, que visa aproveitar a experiência local em bicombustíveis para desenvolver novas tecnologias na área.
Inicialmente contando com 40 engenheiros, o novo centro de P&D será instalado em Sorocaba, SP, onde a empresa já tem uma linha de veículos e está construindo uma segunda fábrica para desativar até o final do ano as suas instalações de Indaiatuba, também no interior paulista.
LEIA MAIS
→Em galpão alugado, Toyota produz motor flex do Yaris Cross em Porto Feliz
→Na Agrishow, Toyota Hilux movida a biometano
Maggio não quis adiantar eventual processo de novas contratações para ampliar o laboratório, mas revelou que o projeto envolve a engenharia do Japão e de outras subsidiárias, contemplando colaboração conjunta do grupo como um todo.
“Nossa experiência de biocombustíveis no Brasil é muito grande, envolvendo em especial o uso do etanol, alternativa supercompetitiva com o carro elétrico considerando o ciclo total das emissões. Além disso, temos o biometano, que estamos inclusive testando em uma Hilux”.
A picape adaptada pra rodar com biometano foi apresentada na Agrishow do ano passado e já está em teste em algumas usinas, conforme revelou o presidente da Toyota.
Segundo ele, o uso desse tipo de biocombustível, em função da dificuldade de transporte, assim como também ocorrre com o hidroigênio, tem de focar aplicações específicas, como é o caso das usinas.
Aprovado pela matriz japonesa, o laboratório de flex-fuel da Toyota integra o investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado para o Brasil em 2024.
“Apesar do vendavam de Porto Feliz, SP, que prejudciou nossas operações no final do ano passado e início do atual, não paralisamos os projetos em andamento, como a segunda fábrica de Sorocaba e o novo centro de P&D”, destacou Maggio.
Foto: Divulgação/Toyota
Evandro Maggio revela que, no caso do SUV compacto, serão exportados do Japão apenas os…
Fenabrave aposta no Move Brasil para impulsionar o ritmo de emplacamentos nos próximos meses
Foram negociadas no mês passado 178,3 mil unidades, 17,5% a mais
Apesar da queda, Fenabrave avalia ser movimento sazonal próprio do segmento
A montadora também revelou a volta da cor amarelo canário em seu portfólio, incluindo o…
Montadora conta mais de 1,25 milhão de veículos entregues em todos os mercados em que…