Evandro Maggio revela que, no caso do SUV compacto, serão exportados do Japão apenas os propulsores a gasolina

Após o vendaval que atingiu a sua fábrica de motores de Porto Feliz, SP, a Toyota segue adotando ações inovadoras para garantir que suas operações no Brasil voltem ao patamar de antes do dia 21 de setembro, quando as citadas instalações foram totalmente destruídas.
Em galpão alugado no mesmo município do interior paulista, que a princípio serviria apenas para abrigar o maquinário, a montadora acaba de iniciar em Porto Feliz a produção de motores flex para o SUV Yaris Cross, que será oficialmente lançado na próxima segunda-feira, 9.
LEIA MAIS
→Brasil sediará centro de bicombustíveis da Toyota
→Maggio revela bastidores do “renascer” da Toyota no Brasil
Nesta terça-feira, 3, o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, reuniu um pequeno grupo de jornalistas para um encontro informal, durante o qual revelou o andamento dos projetos da empresa no Brasil, destacando que ainda neste mês a empresa retomará suas atividades em ritmo similar ao de antes do vendaval.
A primeira iniciativa da Toyota foi a de importar motores para os modelos híbridos Toyota e Toyota Cross do Japão, modelos que tiveram produção retomada em novembro. A linha total dos dois modelos só foi retomada no mês passado.
No caso do Yaris Cross o quadro era mais complicado porque a empresa ainda não havia feito backup dos seus motores, desenvolvidos exclusivamente para o Brasil.
Foi necessário levar máquinas para o Japão a fim de poder fabricar os propulsores inicialmente no país asiático e, com isso, garantir o lançamento do seu SUV compacto neste princípio de ano – a previsão anterior era o último trimestre de 2025.
Agora o presidente da Toyota comemora o início de produção do motor do Yaris Cross em Porto Feliz, em local alugado denominado DRV Galpão.
“Foi um espaço construído para ser alugado e acertamos a locação logo após o vendaval. Já transferimos para lá todas as nossas máquinas e conseguimos montar uma estrutura para produzir os motores até que a fábrica de Porto Feliz seja reconstruída, o que só deve ocorrer no final de 2027”, explicou Maggio.
A fábrica do interior paulista será totalmente refeita, com linhas mais enxutas e automotizadas. Dos 800 trabalhadores que lá trabalhavam, parte foi realocada em Sorocaba, também no interior paulista, onde são feitos Corolla e Corolla Cross, parte está no Galpão DRV e alguns poucos funcionários ainda estão em lay-off.
Maggio define vendaval de Porto Feliz como um “capítulo difícil”, mas voltou a elogiar a agilidade da matriz e de outras subsidiárias em adotar ações pra ajudar o Brasil.
A Toyota prevê produzir 52 mil Yaris Cross este ano, dos quais 30 mil terão motor flex em versão tradicional ou híbrida. Os 22 mil restantes serão destinados à exportação e receberão motores a gasolina do Japão.
A empresa mantém intacto seu projeto da segunda fábrica em Sorocaba, que faz parte do investimento de R$ 11,5 bilhões anunciado em 2024 e tem inauguração prevista para o último trimeste deste ano.
Fenabrave aposta no Move Brasil para impulsionar o ritmo de emplacamentos nos próximos meses
Foram negociadas no mês passado 178,3 mil unidades, 17,5% a mais
Com equipe inicial de 40 engenheiros, laboratório está sendo instalado em Sorocaba
Apesar da queda, Fenabrave avalia ser movimento sazonal próprio do segmento
A montadora também revelou a volta da cor amarelo canário em seu portfólio, incluindo o…
Montadora conta mais de 1,25 milhão de veículos entregues em todos os mercados em que…