Programa de recuperação da cadeia de fornecedores é uma das prioridades do setor para o ano que vem

Programa de recuperação de fornecedores e novas metas de eficiência energética devem sair do papel rapidamente
Por George Guimarães
Antonio Megale, presidente da Anfavea, revela que dentre as medidas que espera ver adotadas pelo Rota 2030, política industrial para o setor automotivo que substituirá o Inovar-Auto a partir do ano que vem, algumas podem ter impacto no curtíssimo prazo, quase imediato.
Megale: pontos do programa estarão definidos até o fim de agosto.
Sem detalhar todos os pontos que ainda estão em discussão com o governo federal e que devem estar definidos até o fim de agosto, Megale aponta ao menos quatro com maiores possibilidades de vigorarem já em 2018: um programa de recuperação da cadeia de fornecedores, novas metas de eficiência energética para os veículos, definição de cronograma de uma década para a adoção de dispositivos de segurança nos veículos nacionais e um programa de inspeção veicular.
O presidente da Anfavea afirma que a entidade sugeriu ao governo que os fornecedores possam contar com um plano de refinanciamento dos atuais débitos para que, então já com a certidão negativa nas mãos, obtenham novos empréstimos. Além disso, as próprias montadoras poderiam ajudar estabelecendo uma carteira de pedidos seguros de autopeças para os próximos anos.
O executivo confirmou ainda que o Rota 2030 pode, sim, adotar a eficiência energética dos motores como critério para a definição de IPI sobre veículos, que hoje leva em conta somente a capacidade cúbica dos motores e potência.
Foto: Divulgação/Anfavea
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas