Empresa

OMC condena políticas brasileiras de incentivos

Derrota atinge sete programas, inclusive o Inovar-Auto

Por Redação

A OMC, Organização Mundial do Comércio, confirmou decisão de condenar o Brasil por suas políticas de subsídios adotadas em sete programas nos setores de automóveis, telecomunicação e informática. O relatório já era de conhecimento do governo brasileiro, mas só foi divulgado oficialmente na quarta-feira, 30, pela organização depois de concluída sua tradução.

A derrota é sem precedentes na história do País. O documento alega que diversos programas de incentivos violam regras internacionais e exige mudanças imediatas por parte do Brasil. O foco principal foi o Inovar-Auto, cujo programa garantiu redução tributária para o setor automotivo com fábricas instaladas aqui.

O processo havia sido aberto em 2013 pela União Europeia e em seguida pelo Japão, no início de 2014, que reclamaram de que o programa era ilegal ao reduzir o IPI para os modelos produzidos com determinado volume de peças nacionais.

Em entrevista coletiva, o subsecretário-geral de assuntos econômicos e financeiros do Ministério das Relação Exteriores, Carlos Márcio Bicalho Cozendey, disse que a tendência é apelar, “mas não vou entrar em detalhe no conteúdo por razões óbvias e estratégicas”, resumiu.

O Brasil tem agora prazo de 60 dias, contados a partir do dia 19 de setembro, para decidir se recorre da decisão ou 90 dias para cumprir as exigências da OMC, de suspender o programa. No caso de recurso, o processo será novamente examinado.


Foto: GM/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Tera completa um ano como sucesso de vendas

SUV da Volkswagen já tem mais de 80 mil unidades licenciadas e ampliou a participação…

% dias atrás

Stellantis abre 1,5 mil vagas distribuídas nas unidades mineiras e fluminense

Oportunidades preparam a produção de novos modelos da Fiat e da Jeep

% dias atrás

Audi abre pré-venda dos modelos A5 Avant e A6 Avant e-tron

Com preços a partir de, respectivamente, R$ 475 mil e R$ 490 mil, entregas serão…

% dias atrás

Randon conquista a Indonésia como mercado de exportação

Estreia começa com embarques de semirreboques para aplicação canavieira

% dias atrás

Renault inicia produção do Boreal na Turquia com versão híbrida

Fabricado até então apenas no Brasil, SUV passará a ser vendido no Leste Europeu, Oriente…

% dias atrás