New Holland apresenta protótipo de trator movido a biometano
Por Redação
Um trator que não só contribui com a produtividade de lavoura, mas que também é abastecido por ela. Assim se resume o conceito que norteou o protótipo da New Holland Agriculture apresentado pela empresa na Farm Progress Show, evento realizado em Decatour, Illinois, nos Estados Unidos. O T6, como foi chamado, representa a visão de futuro da agricultura pela empresa, na qual as fazendas serão autossuficientes, produzindo além dos alimentos, biomassa para gerar energia capaz de acionar veículos e máquinas.
“O novo trator conceito movido a biometano é o mais recente desenvolvimento na busca da New Holland por uma tecnologia sustentável e eficiente através da inovação”, diz Carlo Lambro, presidente da empresa do Grupo CNH Industrial. “Inovador, seu motor oferece o mesmo desempenho e tem a mesma durabilidade em relação ao equivalente movido à diesel, mas com custos de funcionamento bem menores. Ele combina combustíveis alternativos e tecnologia agrícola avançada para criar um elo vital que fecha o ciclo virtuoso da Energy Independent Farm, funcionando por energia produzida a partir de produtos da terra e resíduos.”
Não é de hoje que a empresa trilha caminhos em busca de soluções baseadas em energia limpa. Em 2006 adequou os produtos para serem movimentados com 100% de biodiesel. Três anos depois mostrou o primeiro conceito de trator movido a hidrogênio do mundo, o NH2. Depois, em 2012 mostrou protótipo acionado por propano e, desde 2013, vem desenvolvendo e testando o T6.
O novo trator foi construído com base nos protótipos anteriores em parceria com a FPT, fabricante de motores do grupo. O motor de 6 cilindros da família NEF usa tecnologia de combustão desenvolvida para aplicações agrícolas e desenvolve 180 cv e 740 Nm, potência e torque equivalentes ao motor a diesel. De acordo com a empresa, o motor movido a biometano também garante a mesma durabilidade e intervalos de serviços na comparação com a motorização convencional a diesel, porém com a vantagem de reduzir custos em até 30% e de ser 50% mais silencioso. Os benefícios são ainda maiores do ponto de vista ambiental, afinal, o T6 emite 10% menos CO2 e até 80% menos no total das emissões.
Foto: CNH Industrial/Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.