Máquinas

Por uma agricultura sustentável

New Holland apresenta protótipo de trator movido a biometano

Por Redação

Um trator que não só contribui com a produtividade de lavoura, mas que também é abastecido por ela. Assim se resume o conceito que norteou o protótipo da New Holland Agriculture apresentado pela empresa na Farm Progress Show, evento realizado em Decatour, Illinois, nos Estados Unidos. O T6, como foi chamado, representa a visão de futuro da agricultura pela empresa, na qual as fazendas serão autossuficientes, produzindo além dos alimentos, biomassa para gerar energia capaz de acionar veículos e máquinas.

“O novo trator conceito movido a biometano é o mais recente desenvolvimento na busca da New Holland por uma tecnologia sustentável e eficiente através da inovação”, diz Carlo Lambro, presidente da empresa do Grupo CNH Industrial. “Inovador, seu motor oferece o mesmo desempenho e tem a mesma durabilidade em relação ao equivalente movido à diesel, mas com custos de funcionamento bem menores. Ele combina combustíveis alternativos e tecnologia agrícola avançada para criar um elo vital que fecha o ciclo virtuoso da Energy Independent Farm, funcionando por energia produzida a partir de produtos da terra e resíduos.”

Não é de hoje que a empresa trilha caminhos em busca de soluções baseadas em energia limpa. Em 2006 adequou os produtos para serem movimentados com 100% de biodiesel. Três anos depois mostrou o primeiro conceito de trator movido a hidrogênio do mundo, o NH2. Depois, em 2012 mostrou protótipo acionado por propano e, desde 2013, vem desenvolvendo e testando o T6.

O novo trator foi construído com base nos protótipos anteriores em parceria com a FPT, fabricante de motores do grupo. O motor de 6 cilindros da família NEF usa tecnologia de combustão desenvolvida para aplicações agrícolas e desenvolve 180 cv e 740 Nm, potência e torque equivalentes ao motor a diesel. De acordo com a empresa, o motor movido a biometano também garante a mesma durabilidade e intervalos de serviços na comparação com a motorização convencional a diesel, porém com a vantagem de reduzir custos em até 30% e de ser 50% mais silencioso. Os benefícios são ainda maiores do ponto de vista ambiental, afinal, o T6 emite 10% menos CO2 e até 80% menos no total das emissões.


Foto: CNH Industrial/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás