Produto

Tera completa um ano como sucesso de vendas

SUV da Volkswagen já tem mais de 80 mil unidades licenciadas e ampliou a participação da marca no segmento para 19,6%

O Tera completa seu primeiro ano de vendas este mês. O SUV de entrada da Volkswagen tem acumuladas 80,3 mil unidades vendidas no mercado interno e mais de 100 mil produzidas desde que chegou oficialmente às concessionárias em junho de 2025, semanas depois de ser apresentado.

É, com certeza, um dos automóveis de mais rápida aceitação do mercado brasileiro nas últimas décadas. De janeiro a maio de 2026, aparece como o segundo utilitário esportivo mais vendido do País, atrás somente do irmão  de marcaT-Cross, e na quinta posição entre todos carros de passeio negociados.

Nestes pultimos cinco meses, somou 32,1 mil licenciamentos, média mensal de 9,6 mil unidades que, se mantida até dezembro, elevará o volume total anual para algo acima de 115 mil unidades.

Volume dessa magnitude não é algo corriqueiro no Brasil. Em 2025, por exemplo, foi superado somente pela Fiat Strada e o T-Cross, que, alcançaram, respectivamente 142,9 mil e 122,7 mil emplacamentos, mas que estão há bons anos nas ruas.

O melhor resultado mensal nessa curta trajetória foi estabelecido pelo Tera em dezembro, quando 10,5 mil unidades foram licenciadas.

Com o modelo, a Volkswagen consolidou-se também como a marca que mais vende utilitários esportivos no Brasil. Melhor: ampliou sensivelmente sua fatia no segmento.

LEIA MAIS

→ Dos 50 automóveis mais vendidos no Brasil, 30 são SUVs

→ Volkswagen já vende mais SUVs do que Jeep e Fiat juntas

Se nos primeiros cinco meses do ano passado, detinha 16%, considerando as vendas do T-Cross, Nivus e Taos, no acumulado deste ano já tem 19,6%, com esses mesmos produtos mais o Tera.

Nem mesmo o temor de que a oferta de um SUV de entrada — mais barato especialmente em suas versões mais despojadas de equipamentos e motor menos potente, aspirado — poderia roubar boa parte das vendas tanto do Nivus quanto do T-Cross se concretizou.

No máximo, uma canibalização quase insignificante. Tanto que o Nivus vendeu 17,9 mil unidades de janeiro a maio de 2025 e 24 mil em igual período deste ano, enquanto o T-Cross somou 35,9 mil no ano passado e 36,3 mil até maio último.

As vendas dupla, assim, evoluíram 12%, de 53,8 mil licenciamentos em 2025 para 60,3 mil de janeiro a maio deste ano 2026.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Stellantis abre 1,5 mil vagas distribuídas nas unidades mineiras e fluminense

Oportunidades preparam a produção de novos modelos da Fiat e da Jeep

% dias atrás

Audi abre pré-venda dos modelos A5 Avant e A6 Avant e-tron

Com preços a partir de, respectivamente, R$ 475 mil e R$ 490 mil, entregas serão…

% dias atrás

Randon conquista a Indonésia como mercado de exportação

Estreia começa com embarques de semirreboques para aplicação canavieira

% dias atrás

Renault inicia produção do Boreal na Turquia com versão híbrida

Fabricado até então apenas no Brasil, SUV passará a ser vendido no Leste Europeu, Oriente…

% dias atrás

Hyundai I20 é primeiro modelo de nova família de veículos sem sedã

Airton Cosseau, presidente da montadora, afirma que a capacidade produtiva anual de Piracicaba já é…

% dias atrás