Colunistas

Londrinos têm a menor concessionária de carros do mundo

Joel Leite

Por Joel Leite

A menor concessionária do mundo foi inaugurada esta semana em Londres, Inglatera, ocupando uma área de 0,8 metro quadrado. O estabelecimento foi montado em uma das tradicionais cabines telefônicas da cidade. A menor concessionária do mundo, de bandeira Peugeot, é um exemplo de como a tecnologia muda rapidamente, como evoluem as formas de busca dos produtos no mercado e como o consumidor realiza a compra.

O sistema permite ao usuário criar as configurações do veículo que deseja, escolher as opções de equipamentos, registrar o pedido e voltar mais tarde, após ter considerado as suas possibilidades financeiras para realizar o negócio, que pode ser feito na própria micro concessionária ou num ponto de venda qualquer da rede da marca.

Há poucos anos, o processo de compra de um carro novo levava consigo a leitura de uma porção de revistas e a visita a muitas concessionárias. Hoje, apesar de o carro continuar sendo a segunda compra mais importante da maioria das pessoas em sua vida, ele pode ser comprado de qualquer lugar, a qualquer hora. Inclusive, agora, de dentro de uma cabine telefônica.

•Empresa vai produzir biodiesel de insetos

Uma empresa francesa, a Next Alim, pesquisa o uso de insetos para a produção de óleo para a indústria de nutrição animal e de biodiesel, com investimento de 10 milhões de euros (cerca de 37 milhões de reais). Larvas de moscas são criadas e nutridas com resíduos alimentares. Os insetos realizam o trabalho de bioconversão eliminando o nitrogênio e gerando proteínas e óleo que podem se transformar em fertilizantes orgânicos, nutrição animal e química verde. Os insetos são alimentados com o desperdício de alimentos, estimado em 88 milhões de toneladas por ano na Europa. O biodiesel pode ser produzido de espécies vegetais e animais. No caso de animais, são usados até hoje basicamente gorduras e partes descartadas nos abatedouros.

•Etanol nos utilitários, para reduzir poluição

Utilizar o etanol em substituição ao diesel nas próprias indústrias que o produzem (em tratores, bombas de irrigação, colheitadeiras e caminhões, por exemplo) é a proposta do Instituto Nacional de Eficiência Energética para reduzir a poluição atmosférica nas grandes cidades. A ideia será discutida no Seminário sobre Etanol Eficiente este mês, em Jundiaí (SP). As inscrições podem ser feitas no site www.inee.org.br e o evento tem o apoio da SAE Brasil.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo. (e-mail joelleite@autoinforme.com)

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás