Produto

Cursor 13 NG: motor a gás para longos percursos.

Novo produto foi apresentado pela FPT em Turim e promete mais potência que a versão de 7 litros

Por Redação

A FPT Industrial lançou em Turim, na Itália, o seu mais novo e potente motor a gás natural, o Cursor 13 NG, que é, segundo a fabricante, o primeiro motor do gênero especialmente desenvolvido para longos percursos. O Cursor 13 NG permite que a FPT Industrial amplie e fortaleça sua posição como líder no segmento de gás natural. O produto foi apresentado na segunda-feira, 30, durante o FPT Tech Day. O Cursor 13 NG oferece até 460 hp a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, garantindo assim até 15% mais de potência e 18% mais torque do que o motor NG de 8,7 litros da própria FPT Industrial.

O novo propulsor pode ser abastecido apenas com gás natural e é, de acordo com a empresa, extremamente versátil. Ele pode trabalhar em diversas aplicações, funcionando tanto com GNC (gás natural comprimido), como também com GNL (gás natural liquefeito) e biometano. A solução de biometano é capaz de reduzir os níveis de emissão de CO₂ a quase zero.

Assim como os demais motores a gás natural da FPT, o Cursor 13 NG utiliza combustão estequiométrica para gerar energia. Desde 1995, essa foi a tecnologia escolhida pela FPT Industrial e hoje está provado ser essa a única solução viável e econômica disponível hoje para atender aos limites de emissão Euro VI Etapa C. Graças à combustão estequiométrica, o Cursor 13 NG atende a esse padrão com um catalisador de 3 vias simples e fácil de instalar, sem EGR. O nível de emissão de CO2 do novo motor é significativamente menor (menos 9%) em relação aos equivalentes a diesel e pode atingir quase zero usando biometano.

Ao mesmo tempo, o Cursor 13 NG permite uma redução de 98% de emissões de material particulado e de 48% de redução de emissão de NOX quando comparadas aos motores a diesel. Além disso, os propulsores a gás natural diminuem a poluição sonora, com um ciclo de combustão mais suave e silencioso (ciclo Otto), em comparação com às motorizações a diesel.

Sustentabilidade tanto para o meio ambiente como para os clientes: a combustão livre de EGR, bem como os injetores de combustível de múltiplos pontos e os trilhos de combustível garantem ótimo consumo de combustível, chegando a economia de até 40% (dependendo do custo do combustível) em comparação com o motor movido Cursor de 460hp a diesel.


Foto: Divulgação/FPT

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás