Produto

Cursor 13 NG: motor a gás para longos percursos.

Novo produto foi apresentado pela FPT em Turim e promete mais potência que a versão de 7 litros

Por Redação

A FPT Industrial lançou em Turim, na Itália, o seu mais novo e potente motor a gás natural, o Cursor 13 NG, que é, segundo a fabricante, o primeiro motor do gênero especialmente desenvolvido para longos percursos. O Cursor 13 NG permite que a FPT Industrial amplie e fortaleça sua posição como líder no segmento de gás natural. O produto foi apresentado na segunda-feira, 30, durante o FPT Tech Day. O Cursor 13 NG oferece até 460 hp a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, garantindo assim até 15% mais de potência e 18% mais torque do que o motor NG de 8,7 litros da própria FPT Industrial.

O novo propulsor pode ser abastecido apenas com gás natural e é, de acordo com a empresa, extremamente versátil. Ele pode trabalhar em diversas aplicações, funcionando tanto com GNC (gás natural comprimido), como também com GNL (gás natural liquefeito) e biometano. A solução de biometano é capaz de reduzir os níveis de emissão de CO₂ a quase zero.

Assim como os demais motores a gás natural da FPT, o Cursor 13 NG utiliza combustão estequiométrica para gerar energia. Desde 1995, essa foi a tecnologia escolhida pela FPT Industrial e hoje está provado ser essa a única solução viável e econômica disponível hoje para atender aos limites de emissão Euro VI Etapa C. Graças à combustão estequiométrica, o Cursor 13 NG atende a esse padrão com um catalisador de 3 vias simples e fácil de instalar, sem EGR. O nível de emissão de CO2 do novo motor é significativamente menor (menos 9%) em relação aos equivalentes a diesel e pode atingir quase zero usando biometano.

Ao mesmo tempo, o Cursor 13 NG permite uma redução de 98% de emissões de material particulado e de 48% de redução de emissão de NOX quando comparadas aos motores a diesel. Além disso, os propulsores a gás natural diminuem a poluição sonora, com um ciclo de combustão mais suave e silencioso (ciclo Otto), em comparação com às motorizações a diesel.

Sustentabilidade tanto para o meio ambiente como para os clientes: a combustão livre de EGR, bem como os injetores de combustível de múltiplos pontos e os trilhos de combustível garantem ótimo consumo de combustível, chegando a economia de até 40% (dependendo do custo do combustível) em comparação com o motor movido Cursor de 460hp a diesel.


Foto: Divulgação/FPT

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás