Colunistas

Aramida reduz o peso de blindagem

Joel Leite

Joel Leite

O aumento de peso do carro causado pela blindagem é um mito que precisa ser defeito. “Não são 150 quilos que  inviabilizarão carro”, diz Claudio Marmo Conte, diretor de vendas e marketing da BSS Blindagens, responsável por 30% do segmento de luxo, sobre o peso que a manta de aramida instalada em todo o habitáculo do veículo adiciona.

Mas não  compromete o desempenho do carro? Conte argumenta que dois passageiros já pesam mais do que isso e um carro médio-grande pesa em torno de 1,5 tonelada, ou seja, a blidangem representara apenas 10% disso.

A BSS já blindou 10 mil veículos em dez anos de mercado, a maioria em São Paulo. O Estado é líder com 12,1 mil blindagens em 2016, seguido do Rio de Janeiro, 2,9 mil,  Ceará, 1,3 mil, Minas Gerais, 492, e Rio Grande do Sul, 420.

• KBB é a nova tabela de carros

Um novo conceito de tabela de preços de carros é a novidade apresentada pela KBB. Os preços indicados no site kbb.com.br são baseados na cotação do mercado, valores sugeridos e validados pela equipe de analistas. A empresa considera variações que vão muito além da cotação numérica: são levados em conta itens como a cor do carro e a relevância que ela tem em cada modelo, o local onde o carro é vendido, os opcionais e o momento do negócio. A tabela tem preço de vendedor para vendedor, vendedor para particular e particular para particular. O preço é apresentado em três áreas: branca, verde e vermelha, sendo que os preços indicados na zona branca (abaixo) e na vermelha (acima) estão fora da média. O preço na faixa verde é indicativo de que o consumidor está fazendo um bom negócio.

• Motos de alta cilindradas são os destaques do Salão

O 14º Salão Duas Rodas se encerra neste fim de semana em São Paulo com público previsto de 250 mil pessoas. Oitavo produtor mundial, o Brasil fabrica cerca de 900 mil motocicletas por ano e tem  frota de 25 milhões de motos, mas vive um momento de dificuldades. O salão reflete esse quadro: as maiores atrações estão no segmento das motos mais potentes, faixa de mercado que sofre menos com a crise.

• Chery é da CAOA

A parceria da CAOA com a Chery deve reverter em muitas novidades. A Chery é a maior montadora independente da China e está presente em mais de oitenta países, com produção em treze. No Brasil, vende menos do que 400 carros por mês, com 0,5% de participação. Com a parceria, a situação da marca deve mudar radicalmente a partir do ano que vem.

• Bateria Samsung tem maior autonomia

Enquanto montadoras como Toyota, Tesla e Nissan investem na evolução da mobilidade elétrica é a Sansung que apresenta a mais ousada proposta de capacidade energética e autonomia: a empresa vai apresentar no Salão de Detroit, em janeiro, uma bateria com autonomia de 600 quilômetros para carro elétrico e prevê sua produção comercial  em 2021.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

Ricardo Porto passa a responder pelo financeiro da Cantu

Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,

% dias atrás

Aumovio demitirá 4 mil funcionários até o fim do ano

Cortes atingirão especialmente as áreas de pesquisa e desenvolvimento

% dias atrás

Alexandre Mol é o novo presidente do Sindirepa Brasil

Entidade representa 118 mil oficinas espalhadas pelo Brasil

% dias atrás