Acumulado em onze meses supera 793 mil no atacado

Por Redação
A indústria automotiva na Argentina caminha para cravar, em 2017, um de seus melhores anos de vendas internas em toda a história. Os negócios no atacado, aponta levantamento da Adefa, a associação local fabricantes, somaram 793,5 mil veículos no acumulado de janeiro a novembro, muito próximo das 830 mil unidades negociadas em 2012, a terceira melhor marca desde a década de 50.
De qualquer forma, a evolução sobre 2016 já faria brilhar os olhos, por exemplo, do setor automotivo brasileiro, que comemora 10% de crescimento. Com 22% a mais no acumulado de onze meses, as 721,4 mil unidades registradas em todo no ano passado foram ultrapassadas já na primeira semana de novembro.
A forte recuperação do mercado interno, entretanto, não tem sido acompanhada pela produção. De janeiro a novembro saíram das linhas de montagem argentinas 438,9 mil veículos, apenas 1,4% a mais do que no mesmo períuodo do ano passado. Em novembro, foram fabricadas somente 45,2 mil unidades, 3,7% a menos do que um ano antes. A diferença de ritmo se explica: históricamente os modelos importados, especialmente os brasileiros, têm importante parcela nas vendas internas da Argentina. Em 2016, por exemplo, dominaram um terço dos negócios.
Mas mesmo que a produção refletisse o aumendo da demanda interna, a indústria argentina estaria bem longe de seus melhor dias. O recorde de produção no país vizinho é aindade 2011, quando foram fabricados 828,8 mil veículos.
Nos cinco anos seguintes, porém, os números foram decrescentes ano após ano, até chegar a 472 mil unidades no ano passado, praticamente o mesmo patamar registrado uma década antes. A aguardada ligeira variação positiva ao final de 2017 já é, portanto, algum alento.
Foto: Divulgação/PSA
Transporte público coletivo
Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,
Cortes atingirão especialmente as áreas de pesquisa e desenvolvimento
Entidade representa 118 mil oficinas espalhadas pelo Brasil
Ação contempla os modelos NX 450h+Plug In, NX 350h F-Sport e NX 350h Luxur
Será a versão 4x4 do SUV T2, que chega ao País primeiro na configuração 4x2,…