Mercado

SUVs e hatches pequenos: as vedetes de 2017.

O segmento de utilitários esportivos teve alta de 37%, a maior do mercado.

Por Alzira Rodrigues

Os SUVs e os hatches pequenos foram as grandes vedetes do mercado automobilístico em 2017. Somente esses dois segmentos ampliaram vendas acima do crescimento médio do mercado, que foi de 9,2%, e assim os únicos a ganharem participação no disputado mercado brasileiro.

O grande destaque, sem dúvida, foi o segmento de SUV, vice-líder em emplacamentos por tipo de veículo de acordo com levantamento da Fenabrave com base em dados do Renavam. Suas vendas no ano cresceram expressivos 37%, atingindo volume total de 414,5 mil unidades ante as 302,5 mil de 2016.

O líder entre os SUVs foi o Jeep Compass, com vendas na faixa de 49,2 mil unidades. O Honda HR-V teve volume bem próximo, de 47,8 mil unidades, ocupando a vice-liderança. Na sequência vieram o Hyundai Creta (41,6 mil unidades), Jeep Renegade (38,3 mil) e o Nissan Kicks.

Os hatches pequenos, que inclui modelos como o Chevrolet Onix, Hyundai HB-20, Renault Sandero, VW Fox e Fiat Argo, ainda são os que mais vendem no País. O segmento totalizou 501,3 mil emplacamentos, com alta de 12,7% no comparativo com as 444,9 mil unidades comercializadas em 2016. Eles dominaram 27% do mercado brasileiro em 2017, ante fatia de 26,4% um ano antes.

Leia mais Chevrolet Onix passeou no mercado brasileiro em 2017

Já os SUVs tiveram participação ampliada de 18% em 2016 para 22,3% em 2017, o maior ganho em pontos porcentuais do ano. Os veículos de entrada, que incluem Ford Ka, VW Gol e Fiat Mobi, ocuparam a terceira posição no ranking por segmento, com 375,7 mil unidades comercializadas.

As vendas dos veículos de entrada cresceram 7,7% em relação às 348,6 unidades de 2016, registrando pequena queda de participação – de 20,6% para 20,5%. Curioso é que o Renault Kwid, apresentado pela sua fabricante como SUV compacto, encaixa-se no levantamento da Fenabrave como sendo do segmento de veículos de entrada, que leva em conta a faixa de preço dos produtos. Dentre os segmentos que perderam participação está o de sedãs pequenos, cuja fatia foi reduzida de 16,8%para 14,8% no mesmo comparativo.

Pela ordem, os dez automóveis mais vendidos no País no ano passado foram Onix, HB-20, Ka, VW Gol, Chevrolet Prisma, Renault Sandero, Toyota Corolla, Fiat Mobi, Jeep Compass e Honda HR-V.


Foto: Divulgação/FCA/Chevrolet

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás