Mercado

Venda de veículos cresce 15,6% no trimestre

Foram 207,4 mil emplacamentos em março, com crescimento de 32% sobre fevereiro e de 9,6% em relação ao mesmo mês de 2017

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br

As vendas de veículos em março atingiram 207.373 unidades, com uma média por dia útil de 9.874 emplacamentos, a melhor do ano. O desempenho alcançado pelo setor automotivo representou crescimento de 9,6% em relação a março de 2017 e de 32% no comparativo com fevereiro, tradicionalmente um período mais fraco por causa do Carnaval e menor número de dias úteis.

No trimestre foram emplacados total de 545,5 mil veículos, resultado 15,6% superior ao dos primeiros três meses do ano passado, quando as vendas ficaram em 472 mil unidades. O movimento em março acabou sendo maior do que estimavam os concessionários em meados do mês, quando a expectativa era de algo em torno de 190 mil a noa máximo 200 mil unidades. Na quinta-feira, 29, véspera do feriado de Páscoa e ponto facultativo. houve mais de 8 nil emplacamentos, volume bem acima do esperado pelo setor.

Leia mais

Março caminha para mais de 200 mil emplacamentos

Na terça-feira, 3, a Fenabrave divulgará o balanço completo do mês de março e do trimestre, com números relativos às vendas por marca e modelo, assim como os dados de venda por segmentos do mercado. Durante todo o ano passado, em apenas quatro meses o número de emplacamentos superou a casa de 200 mil unidades – agosto, outubro, novembro e dezembro.

Usados – Assim como o mercado de veículos novos, também o de usados está aquecido este ano. Segundo dados da Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, as vendas de veículos usados atingiram  1.141.381 unidades em março, com alta de 15,7% sobre o mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 986.346 emplaclamentos.

Os números da Fenauto englobam todos os tipos de veículos – leves, pesados e motos – assim como todas as idades, dos seminovos, até três anos de uso, até os chamados velhinhos, com mais de dez anos.

E é interessante notar que, ao contrário dos anos anteriores, o mercado de usados agora em 2018 está em ritmo mais lento do que o dos novos. A evolução de vendas de usados no primeiro trimestre foi de apenas 1,4%, ante os 13,4% do mercado de zero-quilômetro.

De qualquer forma, o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, avalia o desempenho como positivo: “O mercado de usados parece estar mantendo o mesmo ritmo de evolução do ano passado. A manter-se esse movimento ao longo dos próximos meses, será possível afirmar que o setor vem se reequilibrando satisfatoriamente”.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás