Empresa

Volvo amplia a segurança com a conectividade

Velocidade dos novos ônibus entregues para operação em Curitiba pode ser programada por área de circulação

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O chamado Serviço Conectado de Gerenciamento de Regiões de Segurança é o mais novo recurso introduzido pela Volvo nos primeiros ônibus biarticulados entregues para a renovação da coletivos de Curitiba (PR).

A tecnologia oferecida pela fabricante proporciona ao operador programar o limite de velocidade do ônibus de acordo com a área na qual o veículo está trafegando, por meio de monitoramento remoto e geolocalização.

Em Curitiba, a URBS, órgão da prefeitura que faz a gestão do transporte público da cidade, fez a programação determinando velocidades de 20km/h, dentro de terminais, 40km/h, na área central, e 60km/h nos eixos expressos. Ainda que o motorista pise no acelerador, a velocidade programada não será alterada.

“É uma tecnologia inédita na América Latina, que aumenta a segurança em áreas próximas a hospitais, escolas, dentro dos terminais e outros locais com alto fluxo de pedestres”, resume Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

Leia mais

→B8R é novo ônibus urbano da Volvo

→Volvo projeta alta de 30% nas vendas de caminhões

Na renovação da frota de coletivo da capital Paranaense, a Volvo participará com 25 modelos biarticulados equipados com o inédito recurso. “Temos uma longa história de participação no BRT de Curitiba. Estamos muito orgulhosos em termos sido escolhidos novamente pelos operadores do sistema da cidade para esta renovação”, conclui Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.


Fotos: Volvo Buses/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás