Empresa

Volkswagen investirá € 3,5 bilhões em digitalização até 2025

Plano da empresa inclui desenvolvimento de um sistema operacional exclusivo para os veículos do grupo

O Grupo Volkswagen anuncio que planeja investir € 3,5 bilhões em novos serviços digitais até 2025, o que contempla desenvolvimento de plataforma baseado em nuvens para conectar veículos e clientes a serviços, como o compartilhamento de carros.

A fabricante já oferece aplicativos como o WePark, de estacionamento com pagamento integrado, o WeDelivery, de serviços de entrega e o WeExperience, que recomenda ofertas de compras e serviços próximos ao estacionamento. Agora, a empresa está ampliando o portfólio do com o WeShare, de compartilhamento de carros.

O serviço estreia em Berlim, na Alemanha, o ano que vem e inclui a oferta de 2 mil carros elétricos, entre e-Golf e e-up!. No ano seguinte, o aplicativo passará a funcionar em outras cidades alemãs, como também países selecionados da Europa e da América do Norte.

Para a Volkswagen, a digitalização terá papel cada vez mais importante no carro, o que torna necessário reinventar o automóvel de alguma maneira. Para isso a companhia trabalha em um novo sistema operacional denominado vw.OS que estarão nos carros elétricos da marca a partir de 2020.

LEIA MAIS

→A invasão elétrica do Grupo Volkswagen

A nova arquitetura eletrônica, projetada também para facilitar a introdução de funções autônomas, separa o hardware do software para estabelecer atualizações contínuas. Em vez de ter por volta de 70 sensores, como hoje, operando independentemente no veículo, a plataforma conectará os vários sensores no novo sistema operacional. Além disso, não precisará depender de diversos fornecedores para a atualização dos programas.

“Daqui para frente, nossos Volkswagen serão cada vez mais dispositivos digitais sobre rodas ”, disse em comunicado Jürgen Stackmann, membro da diretoria de vendas da marca Volkswagen. “Nossos clientes se tornarão parte de um ecossistema que denominamos ‘We’. Este sistema complementa a experiência Volkswagen sobre rodas e permite ao cliente ter o seu mundo em seu veículo.”

A espinha dorsal do ecossistema será uma plataforma para todo o grupo, a “One Digital Platform” (ODP). Esta plataforma é baseada principalmente na tecnologia de nuvem e conecta o carro, o cliente e os serviços. O ODP garante a conexão com a arquitetura de TI, compreendendo os serviços da Volkswagen ou parceiros externos integrados no ecossistema da fabricante.


Foto: Volkswagen/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Sem acordo, greve continua e Renault acumula perda de 5,3 mil carros

Sindicato convoca assembleia para esta quinta-feira, às 14h

% dias atrás

Moura, Iochpe e Michelin vencem prêmio socioambiental da Mercedes-Benz

Montadora também premiou projetos de concessionárias

% dias atrás

Scania leva a melhor no ranking de caminhões pesados

Fabricante participou com quase 30% das vendas no segmento

% dias atrás

Impacto das enchentes do RS na cadeia automotiva

A catástrofe natural do estado gaúcho atinge a indústria automobilística nacional de várias formas e…

% dias atrás

Ricardo Bianchi, o novo diretor de Vendas da Nissan Brasil

Ele substitui Rodolfo Possuelo,  que desde abril dirige o Pós-Vendas da montadora na região

% dias atrás

Niterra lança correias e roletes para scooters

Empresa detém as marcas NGK e NTK

% dias atrás