Empresa

Linx busca parceiros para lançar a concessionária do futuro

Lojas estariam em espaços pequenos e cliente conheceria o carro via realidade virtual

Especialista em tecnologia para o varejo e com forte presença no segmento automotivo, a Linx está procurando parceiros para implementar um projeto que a princípio chama de concessionária do futuro, com lojas mais enxutas e conectadas.

“A transformação do cenário automotivo está acelerada e o varejo terá de se adaptar rapidamente aos novos tempos”, comenta Homero Giuseppe Legnaghi Filho, diretor do segmento automotivo da Linx. A proposta da concessionária do futuro, segundo ele, envolve realidade virtual.

“A tendência é acabarem os grandes showrooms. Se a concessionária estiver tecnologicamente equipada, o consumidor pode conhecer o carro, dirigindo em estradas e até sentindo o seu cheiro, de forma virtual”.

LEIA MAIS

A transformação das concessionárias de veículos

Congresso Fenabrave: os novos desafios do setor.

Isso significa que a concessionária pode estar em um shopping center, por exemplo, ou em qualquer outro espaço pequeno, na faixa de 50 m², atendendo adequadamente o cliente. As oficinas, nesse contexto, estariam em outro lugar, provavelmente de forma compartilhada por mais de um revendedor.

“Estamos procurando parceiros entre as montadoras aqui instaladas para que o projeto possa ser incrementado na rede da marca”, explica Giuseppe. Segundo ele, esse tipo de serviço virtual já existe no meio imobiliário. “O cliente conhece as instalações do apartamento e do condomínio de forma virtual”.

A Linx criou inclusive um grupo de trabalho para avaliar tendências e buscar novas soluções para o setor automotivo. “Precisamos descobrir o que as concessionárias querem. É indiscutível hoje a necessidade de as revendas agregarem mais serviços aos seus negócios, reduzindo a dependência da venda do veículo em si”.

De acordo com Giuseppe, a Linx este ano está focada em soluções que permitem às concessionárias comercializar peças e acessórios pelo e-commerce. O intuito é reduzir estoques e consequentemente, custos. “Nosso software permite que os varejistas do segmento automotivo insiram seus estoques em marketplaces na internet em todo o Brasil. Com isso aumentam as oportunidades de negócios e oferecem mais conveniência ao consumidor”.

Outro destaque da companhia é o Linx DMS, sistema que auxilia na gestão comercial de veículos, estoque e logística, assim como em serviços e no relacionamento com clientes. “Com ele, é possível oferecer atendimento personalizado e melhorar a experiência do consumidor final”, explica o executivo.

É certo, comenta Giuseppe, que o futuro das concessionárias passa por maior automação. “Como fornecedor de tecnologia, é nossa função anteciparmos às demandas e oferecer soluções que garantam aos concessionários operações mais enxutas e rentáveis”.


Foto: Divulgação/Linx

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás