Compass, HR-V, Creta, Kicks e Renegade vendem o mesmo que os outros 75 modelos

O crescimento do segmento de utilitários esportivos tem animado montadoras e importadoras com lançamentos contínuos: carros novos, alterações de configurações, adaptações, reposicionamento de preços e até mudança de categoria. Veículos que nasceram crossover e agora se renderam ao SUV. Nem a Rolls Royce passou imune à moda e apresentará o seu utilitário esportivo Cullinan no Salão do Automóvel, um carro de mais de R$ 3 milhões.
Tudo para aproveitar a onda, ou, mais exatamente, a tendência que se solidifica no Brasil e no mundo em relação a esse tipo de carro. Alguns dirigentes da indústria chegam a considerar que o SUV deixou de ser uma categoria para se transformar em sinônimo de automóvel.
A quantidade de utilitários esportivos no mercado é tão grande que é precioso fazer uma reclassificação por categoria, de tamanho e preço. Para efeito da Certificação Maior Valor de Revenda eles foram divididos em quatro categorias: entrada, compacto, médio e grande.
No total, são nada menos do que 80 concorrentes, que formam a maior categoria do mercado brasileiro e a segunda em volume de vendas, perdendo apenas para os hatchs pequenos — de janeiro a setembro foram licenciados 365,6 mil SUVs.
Mas o curioso é que apenas os cinco modelos mais vendidos são responsáveis por metade de todos os licenciamentos. O SUV mais vendido no Brasil, o Compass, tem 12,13% do mercado, com 44,3 mil unidades de janeiro a setembro. Do segundo ao quinto lugar, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade têm pouco mais de 30 mil unidades e aproximadamente 9% de participação cada um.
Segundo colocado, o modelo da Honda vendeu 35, 6 mil unidades nos nove primeiros meses do ano e ficou com 7,73%; em seguida aparece o Creta, com 33, 9 mil e 9,26%, depois o Kicks (33, 8 mil e 9,24%) e o Renegade (33,3 mil e 9,11%). Juntos, os cinco somam 180,9 mil unidades, 49,47% de participação.
Os outros 75 SUVs do mercado venderam juntos 184, 7 mil unidades. Ford Ecosport, Chevrolet Tracker, Renault Captur, Renault Duster e Honda WR-V aparecem em seguida, completando a lista dos dez SUV mais vendidos no ano.
| Class. | Marca e modelo | Unidades |
| 1º | JEEP COMPASS | 44.364 |
| 2º | HONDA HR-V | 35.586 |
| 3º | HYUNDAI CRETA | 33.865 |
| 4º | NISSAN KICKS | 33.787 |
| 5º | JEEP RENEGADE | 33.319 |
| 6º | FORD ECOSPORT | 25.017 |
| 7º | GM TRACKER | 19.906 |
| 8º | RENAULT CAPTUR | 17.350 |
| 9º | RENAULT DUSTER | 15.440 |
| 10º | HONDA WR-V | 11.376 |
Cullinan
Foto: AutoIndústria
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…