O crescimento do segmento de utilitários esportivos tem animado montadoras e importadoras com lançamentos contínuos: carros novos, alterações de configurações, adaptações, reposicionamento de preços e até mudança de categoria. Veículos que nasceram crossover e agora se renderam ao SUV. Nem a Rolls Royce passou imune à moda e apresentará o seu utilitário esportivo Cullinan no Salão do Automóvel, um carro de mais de R$ 3 milhões.

Tudo para aproveitar a onda, ou, mais exatamente, a tendência que se solidifica no Brasil e no mundo em relação a esse tipo de carro. Alguns dirigentes da indústria chegam a considerar que o SUV deixou de ser uma categoria para se transformar em sinônimo de automóvel.

A quantidade de utilitários esportivos no mercado é tão grande que é precioso fazer uma reclassificação por categoria, de tamanho e preço. Para efeito da Certificação Maior Valor de Revenda eles foram divididos em quatro categorias: entrada, compacto, médio e grande.

No total, são nada menos do que 80 concorrentes, que formam a maior categoria do mercado brasileiro e a segunda em volume de vendas, perdendo apenas para os hatchs pequenos — de janeiro a setembro foram licenciados 365,6 mil SUVs.

Mas o curioso é que apenas os cinco modelos mais vendidos são responsáveis por metade de todos os licenciamentos. O SUV mais vendido no Brasil, o Compass, tem 12,13% do mercado, com 44,3 mil unidades de janeiro a setembro. Do segundo ao quinto lugar, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade têm pouco mais de 30 mil unidades e aproximadamente 9% de participação cada um.

Segundo colocado, o modelo da Honda vendeu 35, 6 mil unidades nos nove primeiros meses do ano e ficou com 7,73%; em seguida aparece o Creta, com 33, 9 mil e 9,26%, depois o Kicks (33, 8 mil e 9,24%) e o Renegade (33,3 mil e  9,11%). Juntos, os cinco somam 180,9 mil unidades,  49,47% de participação.

Os outros 75 SUVs do mercado venderam juntos 184, 7 mil unidades. Ford Ecosport,  Chevrolet Tracker, Renault Captur, Renault Duster e Honda WR-V aparecem em seguida, completando a lista dos dez SUV mais vendidos no ano.

 

Os dez SUVs mais vendidos

(jan/ set 2018)

 

Class. Marca  e modelo Unidades
 JEEP COMPASS 44.364
 HONDA HR-V 35.586
 HYUNDAI CRETA 33.865
 NISSAN KICKS 33.787
 JEEP RENEGADE 33.319
 FORD ECOSPORT 25.017
 GM TRACKER 19.906
 RENAULT CAPTUR 17.350
 RENAULT DUSTER 15.440
10º  HONDA WR-V 11.376

Cullinan

 

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

Foto: AutoIndústria

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!