Mercado

Onix é o mais vendido pela quarta vez

Modelo ficou bem à frente de Hyundai HB20 e o Ford Ka

Não foi nenhuma surpresa: desde o primeiro mês do ano passado o Onix já sinalizava que poderia ser mais uma vez o carro mais vendido do Brasil. O hatch da GM não deixou a liderança um mês sequer e algumas vezes chegou a ter quase três vezes mais volume de vendas do que o segundo colocado.

O resultado é que ele fechou 2018 com 210,4 mil unidades emplcadas e enorme  vantagem para os principais concorrentes, Hyundai HB20 e  Ford Ka. É a quarta vez que o modelo da Chevrolet se consagra como o carro mais vendido do País.

Se a conquista da liderança pelo Onix foi tranquila, o mesmo não se pode dizer da disputa pelo segundo lugar. HB20 e Ka se revezaram no posto durante todo o ano. No final, o representante da Hyundai levou a melhor ao somar 105,5 mil unidades e deixou o Ka em terceiro lugar, com 102 mil veículos.

O veterano Volkswagen Gol, líder no Brasil durante 27 anos e que nos últimos tempos perambulou entre os dez mais vendidos, mostrou reação: foi sexto em 2015, nono em 2016, quarto em 2017 e quarto colocado mais uma vez em 2018, com 75 mil unidades negociadas.

Além dos quatro primeiros colocados, apenas mais um modelo, a Fiat Strada, se manteve entre os dez mais vendidos no ano passado. A picape superou 65,1 mil emplacamentos e ficou em oitavo lugar, repetindo a colocação que registrara em 2017.

Quatro carros, entretanto, estrearam no ranking dos dez primeiros em 2018: Volkswagen Polo, sexto colocado com 69,6 mil veículos, Renault Kwid, oitavo com 67,3 mil, Fiat Argo, nono com 63 mil, e o utilitário esportivo Jeep Compass, 60,3 mil e a décima posição.

Em compensação, Toyota Corolla,  Fiat Toro, Fiat Mobi e Renault Sandero deixaram a lista dos dez mais negociados. Dentre eles, o Corolla foi o melhor colocado em 2018, ficou em 11º lugar com 59 mil unidades.

A picape Toro, décima colocada em 2017, caiu para a 12ª posição. O Mobi, que era nono ficou em 14º e o Sandero, com 52,4 mil licenciamentos, despencou para o 13º lugar, ele que fechara 2017 na sexta posição.

→Veja o ranking dos 50 carros e comerciais leves mais vendidos em 2018

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo
Compartilhar
Publicado por
Joel Leite

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás