Empresa

Kia reforça produção do Bongo no Uruguai

Ao registrar 25 mil unidades produzidas do modelo, operação aumenta quadro de funcionários com a expectativa de crescimento no segmento de comerciais leves

A operação da Kia Motors Uruguai, empresa do Grupo Gandini, ganhou reforço com chegada de mais de 150 funcionários, 110 para a linha de produção e o restante para áreas administrativas. As contratações coincidem com a marca de 25 mil unidades do Kia Bongo K2500 produzidas nas instalações da Nordex, empresa parceira da marca coreana na produção do comercial leve.

Inaugurada em 2010 exclusivamente para a produção do Bongo, a linha de montagem tem hoje capacidade instalada para 6 mil unidades/ano. Atualmente, em ritmo de um turno, produz em torno de 3,5 mil unidades. A maior parte, em torno de 95%, se destina ao Brasil.

Com a expectativa de melhor desempenho da economia brasileira, com taxas de desemprego menores e aumento do consumo, a Kia acredita que as vendas de comerciais leves retornarão com mais força em 2019.

“O varejo deve ser um dos primeiros setores a mostrar sinais de crescimento com a retomada da economia, onde veículos como o Bongo têm papel relevante. Entendemos que o Bongo possa representar este ano 25% do total projetado de 15 mil unidades”, aposta José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e Kia Motors Uruguai. “Embora sejam utilizados em várias aplicações de entregas de produtos e encomendas rápidas, os comerciais leves dependem da estabilidade da economia, sobretudo do varejo.”

LEIA MAIS

→Kia inicia o ano com expansão acima da média do mercado

→Rio mais uma vez é uma das apostas da Kia

→Kia amplia rede de concessionárias

→Kia Bongo: resgate fabril.

O Bongo produzido no Uruguai tem somente o trem de força importado, especialmente o motor. As demais partes e componentes chegam de fabricantes de peças brasileiros, argentinos e uruguaios, o que faz o Bongo, segundo a marca, ter a maior participação em valor do índice de nacionalização do Mercosul. A linha de produção ainda conta com cabine de pintura e estação de solda da cabine do modelo.

O Bongo tem motor 2.5 turbo diesel 130,5 cv a 3.800 rpm associado a uma transmissão manual de seis velocidades. É oferecido em versão única, configurado como 4×2 e rodado simples na traseira. Entrega capacidade para pouco mais de 1,8 mil kg de carga útil, exigindo nada mais que um motorista habilitado na categoria B.


Foto: Kia Motors/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás