Indústria

Indústria automotiva argentina inicia 2019 em baixa

Produção em janeiro foi de apenas 14,8 mil unidades

Janeiro de 2019 deu prosseguimento às curvas de desempenho de 2018 dos dois principais polos automotivos da América do Sul.  A diferença está no sentido dessas curvas: enquanto no Brasil seguiu orientada para cima, na Argentina aponta forte para baixo.

E os números do mês passado sinalizam que o quadro de 2019 no país vizinho pode ser ainda mais obscuro do que no ano passado, quando as montadoras argentinas fabricaram 466,6 mil veículos,  o pior desempenho em mais de uma década e praticamente a metade das 828 mil alcançadas em 2011, recorde histórico.

Segundo a Adefa, Associação de Fabricantes de Automóveis, a produção argentina de automóveis e comerciais leves foi de apenas 14,8 mil unidades, decréscimo de 27,7% em relação a dezembro e de nada menos do que 32,3% sobre o mesmo mês de 2018, quando foram fabricados 21,8 mil veículos.

O recuo no mercado interno foi ainda maior na comparação anual. Se em janeiro de 2018 as vendas superaram 64,4 mil unidades, no mês passado limitaram-se a 30 mil, 53,4% abaixo.

Luis Fernando Peláez Gamboa, presidente da entidade, pondera que o número deve-se a paradas das linhas normais nos períodos de festas de fim de ano e que se estenderam em janeiro. E que o momento recomenda prudência para projeções sobre o comportamento da indústria ao longo dos próximos meses.

“Em 2018, o mercado e a indústria começaram com uma inércia que levou a estimativas para volumes recordes. No entanto, a turbulência financeira colocou números de vendas e produção mais próximos do comportamento histórico médio local “, recordou.

LEIA MAIS

→Exportações atenuam ano ruim do setor argentino

O ritmo quase estático das linhas de montagem se refletiram também no movimento dos portos. Saíram da Argentina em janeiro rumo a outros mercados somente 7,4 mil veículos entre automóveis e utilitários leves, queda de 67,7% em relação ao volume exportado em dezembro e de 28,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.


Foto: Reprodução

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Fim da prova de baliza vai facilitar obtenção da CNH

Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra

% dias atrás

Carro híbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás