Ford lança série especial de seus dois modelos mais vendidos

Oficialmente, a Ford completou 100 anos no Brasil em 24 de abril último. Naquele mesmo dia de 1919 fora autorizado o início da operação brasileira para a montagem de veículos em regime CKD em pequeno galpão na rua Florêncio de Abreu, Centro de São Paulo.
A data ainda está sendo comemorada pela montadora, ainda que o ano do centenário ficará marcado mesmo pelo encerramento das atividades da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) após 52 anos.
Mas vale tudo para atenuar o impacto da decisão — que resultará na dispensa de cerca de 3 mil funcionários e no fim de produção dos caminhões e do Fiesta — e polir a imagem da marca, que tem visto sua participação recuar no mercado interno. Quarta colocada em 2018, é a quinta no acumulado dos cinco primeiros meses de 2019 e caiu para o sétimo lugar em maio.
A mais recente ação nesse sentido é o lançamento de série especial do Ka e do EcoSport exatamente em comemoração aos 100 anos de Brasil. Serão 1 mil unidades do hatch e 500 do utilitário esportivo. O Ka 100 anos tem preço sugerido R$65.990,00 e o EcoSport 100 anos, R$89.990,00.
Nenhuma grande alteração a não ser mesmo aspectos cosméticos. Ambos contam com o conhecido com motor 1.5 Ti-VCT e câmbio automático de seis velocidades.
A carroceria é pintada na cor azul Belize e tem detalhes em preto. Emblemas prateados nas laterais e a bandeira do Brasil estilizada ao lado do número 100 identificam a série. No interior, destaque para o acabamento exclusivo dos bancos, painel e teto pretos e a central multimídia SYNC 2.5 com tela flutuante de 7 polegadas.
As séries especiais chamam a atenção para os dois principais automóveis da Ford no Brasil nos últimos anos e que, com o fim de importação do Focus e da produção do Fiesta, naturalmente manterão essa condição nos próximos também.
LEIA MAIS
→Ford cai para o sétimo lugar em maio
→PDV na Ford Camaçari vai até dia 26
Fabricados em Camaçari (BA), eles representaram 65% das vendas da marca no mercado interno de janeiro a maio. Caso considerado ainda o Ka Sedan, a participação é de mais de 85% do total de 86,4 mil veículos negociados no período, equivalentes à participação de 8,3% e à quinta posição no ranking.
Mas até essa colocação está sob forte ameaça. A Toyota negociou apenas 500 veículos a menos no acumulado do ano e já tem 8,2% dos licenciamentos. A Hyundai, que no segundo semestre lançará a nova geração do HB20, concorrente direto do Ka, somou 82,9 mil emplacamentos no mesmo período e está com 8%.
Foto: Divulgação/Ford
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…