Apenas 40% dos veículos envolvidos entre 2014 e 2018 passaram pelo conserto

Portaria interministerial assinada no início desta semana definiu novas regras para os recalls, com destaque para o obrigatoriedade de que os proprietários sejam avisados diretamente sobre a necessidade de reparo do veículo e o registro do não comparecimento para o devido concerto no CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, documento de porte obrigatório.
Ao comentar a portaria publicada na terça-feira, 2, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse que a entidade participou das dicussões sobre as novas regras, ressaltando o que o objetivo principal é atingir níveis europeus de abrangência dos recalls.
“No Brasil o índice ainda é muito baixo. Apenas 40% dos veículos envolvidos passam pela concessionária para fazer o reparo necessário. Esse porcentual na Europa chega a 90% e nossa meta é atingir esse patamar”, comentou Moraes.
Segundo estudo divulgado pelo governo, dos 9,5 milhões de automóveis envolvidos em recalls entre 2014 e 2018, apenas 4,6 milhões passaram pelo conserto.
Com as novas regras, o condutor que não levar seu veículo para reparar defeitos de fábrica no período de 1 ano a partir da publicação do chamado, será notificado no documento do veículo (na versão digital e física) quando fizer o licenciamento. O proprietário só terá uma nova versão do documento sem o registro quando fizer o licenciamento no ano seguinte à marcação.
Pelas novas normas, além dos comunicados feitos pelas montadoras, também o Denatran deverá informar o dono do veículo sobre o chamamento, seja por meio digital ou carta domiciliária. Como explicou o presidente da Anfavea, o contato via Denatran atinge um número maior de pessoas, já que as fabricantes só têm os contatos do primeiro proprietário do veículo.
Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado
Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro
Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…
Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…
Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade
No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas