Versão Working seguirá como alternativa mais barata do comercial. FCA confirma ainda importação da RAM 1500.
Pequenas empresas e prestadores de serviços podem ficar tranquilos. A Fiat não deixará de ter uma opção da atual picape Strada, modelo que há anos tem dominado a preferência de quem precisa carregar pequenos volumes e cargas, especialmente em áreas urbanas.
Antonio Filosa, presidente da FCA na América Latina, confirmou o que o bom senso mercadológico sugeria: a nova geração da picape, que deve chegar ao mercado em dois meses, conviverá com a atual por algum tempo.
A fábrica de Betim (MG) seguirá produzindo a versão Working, exatamente a mais barata e, como o nome indica, pensada para o trabalho.
A ideia de ter as duas gerações em produção é justamente evitar que a concorrência possa avançar na parte de baixo do segmento com produtos que já estão no mercado há tanto tempo quanto a Strada atual e, portanto, com maior margem de manobra para que as áreas de marketing os tornem ainda mais atraentes.
Não é o caso de um produto absolutamente novo, como a segunda geração do comercial leve da Fiat, que naturalmente terá preços bem mais elevados. O modelo inovará com a carroceria de quatro portas e deve atrair, pelo menos por enquanto, aqueles que enxergam nas picapes um carro de passeio, para o lazer.
LIDERANÇA FOLGADA
A Fiat entende que esse público, sempre disposto a desembolsar um pouco mais, será seduzido pelo desenho mais sofisticado da nova geração. A Strada passou por uma “tororização”, como definiu Filosa, fazendo referência a aproximação do estilo com o da irmã maior Toro, sucesso de vendas desde seu lançamento, em 2016.
Os dois modelos somaram mais de 141 mil licenciamentos no ano passado e lideraram com folga seus segmentos: a Strada, com 58%, e a Toro, com 31% de participação.
Somados ainda Fiorino, Ducato e versões do Doblo, a FCA vendeu quase 165 mil comerciais leves no Brasil em 2019, equivalentes a 41% de participação. A segunda colocada foi a Volkswagen, com 64,7 mil emplacamentos e 16% de penetração.
MAIS DUAS PICAPES AQUI
A vantagem abissal em comerciais leves, entretanto, parece não satisfazer a FCA. Tanto que a empresa já definiu o lançamento de mais duas picapes até o fim deste ano.
Importadas da América do Norte, chegarão ao Brasil a Jeep Gladiator, produto que servirá mais como chamariz da marca pelo preço e perfil, e a RAM 1500, que concorrerá em segmento ainda inédito para a FCA aqui e que tem a Toyota Hilux na ponta das vendas.
Fotos: Divulgação/FCA
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.