Empresa

Na contramão do setor, Foton começa a produzir em Guaíba

Caminhões estão sendo montados em instalações da Gefco

Em período de paralisação total das montadoras de veículos no País, por causa da pandemia do Covid-19, a Foton anuncia o início de produção de caminhões da marca nas instalações da Gefco Indústria, em Guaíba, RS, em local próximo da área onde a marca vai construir sua fábrica no Brasil.

Leandro Gedanken, diretor industrial da Foton do Brasil, destaca que a nova linha de montagem está ativa, mas com baixo volume e respeitando todas as recomendações de cuidados com a saúde preconizadas pela Organização Mundial de Saúde no combate ao Covid-19. Explica, ainda, que “a produção dos caminhões da marca em Guaíba, onde em breve haverá a fábrica, ajudará a desenvolver de maneira mais eficiente os fornecedores locais”.

Até o ano passado, a empresa produzia seus caminhões em espaço alugado na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS. “Como agora contamos com aporte de capital da matriz, na China, entendemos ser o momento adequado para operar próximo ao local onde teremos produção própria”.

LEIA MAIS

Foton procura novos parceiros para ampliar rede

Venda de caminhões já registra declínio de 5% no trimestre

O primeiro caminhão da marca a ficar pronto esta semana foi um modelo da família Minitruck, de 3.5 toneladas. Para atender a necessidade de produção local da Foton no País, a Gefco está construindo um novo pavilhão industrial em Guaíba que será finalizado no final deste ano. Enquanto isso, para atender a demanda de mercado da Foton, a montagem dos caminhões está sendo realizada em outro imóvel, onde foi produzida a primeira unidade.

Segundo  Gedanken, a empresa chinesa criou uma trading em Guaíba, com 100% de capital estrangeiro, que vai importar componentes da China e complementar com peças nacionais. A produção em Guaíba, momentaneamente,  vai acompanhar o ritmo do mercado nacional que, por conta da pandemia Covid-19, demanda baixo volume.

“Estruturamos uma linha enxuta, mas altamente produtiva e flexível para ser capaz de responder prontamente a aumentos de demanda”. No final do ano, a linha instalada no novo galpão industrial terá capacidade de produzir até 100 veículos/mês da marca.


Foto: Divulgação/Foton

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás