No primeiro balanço da Fenabrave após as medidas de isolamentos tomadas no País em meados de março em virtude do novo coronavírus, as vendas de caminhões apresentaram queda de 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos três primeiros meses, foram entregues 20,1 mil unidades ante 21,3 mil anotadas um ano antes.

De acordo com a federação, a crise fechou as portas da rede de distribuição do País, exceção aos serviços de pós-venda, especialmente para atender veículos comerciais.

“Apenas algumas concessionárias estão com as oficinas abertas, para atender caminhões, ambulâncias e outros veículos essenciais para serviços de primeira necessidade, como os ligados à saúde e alimentação”, diz em nota Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Somente em março, os emplacamentos de caminhões somaram 6,4 mil unidades, quedas de 15% com relação ao mesmo mês do ano passado, quando registrou 7,6 mil licenciamentos, e de 0,37% na comparação com fevereiro (6,5 mil unidades).

No segmento de ônibus, os efeitos da crise sanitária já se mostram muito mais acentuados. Os quase 1,3 mil ônibus emplacados no mês passado representaram retrações de 29,6% frente ao desempenho de fevereiro, de 1,8 mil, e de 35,4% em relação a março do ano passado, com 2 mil entregas.

No acumulado do primeiro trimestre, o recuo nos licenciamentos foi de 14,5%, com 5,3 mil licenciamentos contra 6,2 mil anotados há um ano.

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Foto: Volvo/Divulgação

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