Nova estrutura antecede transição para futura joint venture com o Grupo Volvo

A Daimler Trucks criou estrutura própria focada em sistemas de células de combustíveis. A empresa, Daimler Truck Fuel Cell, abrigará todas as atividades do Grupo voltadas a essa tecnologia para caminhões e ônibus.
A nova empresa prepara condições para futura joint venture com o Grupo Volvo para produção e venda de células de combustível para veículos comerciais pesados. Pelo acordo, anunciado em abril deste ano, a companhia sueca irá adquirir 50% da empresa. Pelos planos, ambos grupos produzirão caminhões para o transporte de longas distâncias com a tecnologia na segunda metade da década.
“A célula de combustível é uma solução decisiva para possibilitar transportes rodoviários pesados de longo percurso livres de emissões de CO2”, diz em nota Martin Daum, CEO da Daimler Truck e membro do Conselho de Administração da Daimler. “O estabelecimento da Daimler Truck Fuel Cell é um marco de progresso muito especial para nossa companhia. Nela, reunimos a grande expertise e a imensa riqueza de experiência acumulada em várias décadas de trabalho no desenvolvimento de células de combustível na Daimler.”
Como diretores executivos da empresa foram nomeados Andreas Gorbach, que acumula o cargo de CEO, e Christian Mohrdieck, ambos com experiência acumulada em sistemas de propulsão convencionais e alternativos, em especial, as células de combustível.
Parceria com a Rolls-Royce
Por outra frente, a Daimler Turck e a Rolls-Royce deverão assinar até o fim deste ano um acordo para desenvolvimento e venda de geradores estacionários acionados por células de combustível. Os equipamentos serão oferecidos como alternativa livre de emissões de CO2 para gerar energia de emergência em instalações críticas em relação à segurança, como centrais de armazenamento de dados.
A Daimler e a Rolls-Royce já andam de mãos dadas em outro acordo, firmando no fim do ano passado com a Lab1886, unidade de inovações da Daimler para novos modelos de negócios. A parceria resultou em um projeto piloto na alimentação de força estacionária com base em módulos de células de combustível do setor automotivo.
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Foto: Grupo Damiler/Divulgação
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