A Daimler Trucks criou estrutura própria focada em sistemas de células de combustíveis. A empresa, Daimler Truck Fuel Cell, abrigará todas as atividades do Grupo voltadas a essa tecnologia para caminhões e ônibus.

A nova empresa prepara condições para futura joint venture com o Grupo Volvo para produção e venda de células de combustível para veículos comerciais pesados. Pelo acordo, anunciado em abril deste ano, a companhia sueca irá adquirir 50% da empresa. Pelos planos, ambos grupos produzirão caminhões para o transporte de longas distâncias com a tecnologia na segunda metade da década.

“A célula de combustível é uma solução decisiva para possibilitar transportes rodoviários pesados de longo percurso livres de emissões de CO2”, diz em nota Martin Daum, CEO da Daimler Truck e membro do Conselho de Administração da Daimler. “O estabelecimento da Daimler Truck Fuel Cell é um marco de progresso muito especial para nossa companhia. Nela, reunimos a grande expertise e a imensa riqueza de experiência acumulada em várias décadas de trabalho no desenvolvimento de células de combustível na Daimler.”

Como diretores executivos da empresa foram nomeados Andreas Gorbach, que acumula o cargo de CEO, e Christian Mohrdieck, ambos com experiência acumulada em sistemas de propulsão convencionais e alternativos, em especial, as células de combustível.

Parceria com a Rolls-Royce

Por outra frente, a Daimler Turck e a Rolls-Royce deverão assinar até o fim deste ano um acordo para desenvolvimento e venda de geradores estacionários acionados por células de combustível. Os equipamentos serão oferecidos como alternativa livre de emissões de CO2 para gerar energia de emergência em instalações críticas em relação à segurança, como centrais de armazenamento de dados.

A Daimler e a Rolls-Royce já andam de mãos dadas em outro acordo, firmando no fim do ano passado com a Lab1886, unidade de inovações da Daimler para novos modelos de negócios. A parceria resultou em um projeto piloto na alimentação de força estacionária com base em módulos de células de combustível do setor automotivo.

LEIA MAIS

→Daimler e Volvo criam joint venture para células de combustível

→Daimler cria unidade global para caminhões automatizados


Foto: Grupo Damiler/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!