Empresa

Meritor produzirá o eixo elétrico 14Xe nos EUA ainda este ano

Componente será fabricado em duas fábricas da Carolina do Norte a partir do segundo semestre

A Meritor promete para o segundo semestre deste ano o início de produção do trem de força elétrico 14Xe destinado a veículos comerciais médios e pesados. O componente será fabricada nas instalações da empresa em Asheville e Forest City, ambas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, 26, pela subsidiária da companhia no Brasil, o eixo 14Xe é o primeiro produto desenvolvido pela marca global Blue Horizon, unidade de negócio dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias globais para a mobilidade.

A Meritor fechou contrato com a Paccar para fornecimento do produto para os modelos Kenworth T680 e Peterbilt 579 e 520 no início do ano passado. “Um ano depois, estamos nos aproximando da produção e nos preparando para colocar os veículos nas estradas”, informou T.J. Reed, vice-presidente de eletrificação global da Meritor.

Segundo o executivo, o 14Xe – que foi apresentado no Brasil durante a Fenatran de 2019 – foi testado em várias condições em todo o mundo, em diferentes tipos de veículos e aplicações. Além do acerto com a Paccar, a sistemista já tem outros três fornecimentos encaminhados, um dos quais com a canadense Lion Eletric, que utilizará o Blue Horizon 14Xe em seus veículos Classe 8.

LEIA MAIS

Meritor cria cargo de vice-presidente na América do Sul

Unidade da Meritor de Resende recebe premiação mundial

A Meritor também expandiu a parceria com a Autocar, LLC Trucks, que pretende utilizar o novo eixo elétrico em seus veículos de coleta de lixo. Nesse caso, a produção está programada para começar em 2022. Outro contrato, com duração de 3 anos, foi firmado com a startup de veículos comerciais elétricos canadense Volta Trucks, que tem sede em Londres, no Reino Unido,.


Foto: Divulgação/Meritor

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás