Modelo apresentado no Salão de Xangai usa a nova plataforma PPE, que será introduzida no mercado no final de 2022

Dynamic photo, Colour: Helio Silver
Desenvolvido em uma plataforma completamente nova, a PPE, Premium Platform Electric, que servirá como base para novos modelos da Audi no futuro, o A6 e-tron, revelado nesta segunda-feira, 19, no Salão do Automóvel de Xangai 2021, é o mais novo conceito da marca alemã.
Dependendo do modo de direção selecionado e da versão do modelo, o novo modelo de luxo 100% elétrico deverá apresentar uma autonomia de mais de 700 quilômetros (com base no padrão WLTP) e as versões mais potentes, segundo a montadora, completarão de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.
A Audi informa ainda que a plataforma PPE será introduzida no mercado no fim de 2022 em veículos do segmento C e, posteriormente, do B, quando então serão incluiodos os indo SUVs com boa altura em relação ao solo e também modelos próximos ao chão, como o Audi A6 e-tron.
Sucessor do Audi 100, o A6 foi lançado em 1994 e se apresentou em diversas carrocerias: Sedan, Avant, Allroad e, depois, como Sportback – apresentado no A7. O modelo teve sua primeira opção híbrida em 2011 e com o A6 TFSIe, apresentado em 2019, estreou no segmento híbrido plug-in com autonomia em modo 100% elétrico de até 91 quilômetros de acordo com ciclo WLTP.
O novo conceito diferencia-se das demais opções desenvolvidas pela Audi por utilizar exclusivamente energia elétrica e, ao mesmo tempo, ter um design totalmente novo, que sinaliza o futuro da marca nessa área. Um dos itens destacado pela fabricante é a inovadora tecnologia de iluminação.
LEIA MAIS
→Q4 e-tron será o elétrico mais barato da Audi
→Audi e-tron GT chega ao Brasil este ano
“Os faróis LED Digital Matrix alcançam uma qualidade quase cinematográfica”, garante a Audi. “Se o modelo for estacionado em frente a uma parede durante um intervalo para recarregar a bateria, o motorista e os passageiros podem passar o tempo jogando um videogame: em vez de em uma pequena tela no cockpit, eles verão as imagens do jogo projetadas na parede a partir da utilização do controle do próprio smartphone”.
Com 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura, o mesmo que os atuais modelos A6 e A7, o novo conceito incorpora a tecnologia de carregamento de 800 volts, a mesma a ser utilizada em todos os futuros modelos PPE.
Como no Audi e-tron GT, o sistema garante que a bateria possa ser carregada com até 270 kW em um tempo muito curto em estações de carregamento rápido. Os dois motores elétricos do conceito A6 e-tron são capazes de fornecer uma potência total de 350 kW e um torque de 800 Nm.
Foto: Divulgação/Audi
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…