Montadora espera que veículos a bateria representem 50% de suas vendas já em 2025
Depois de anos de contidas ações em veículos elétricos, a Mercedes-Benz agora se rendeu integralmente à tecnologia e definitivamente coloca o pé no acelerador de sua estratégia para o segmento.
Nesta quinta-feira, 22, a montadora alemã anunciou que antecipará seus programas de desenvolvimento e produção. Em 2025, perto da 50% das vendas da empresa serão de modelos movidos a bateria, contra 25% projetados anteriormente para o mesmo prazo.
Já a partir do ano que vem a marca terá BEVs, veículos elétricos a bateria na sigla em inglês, em todos os segmentos — e oito deles serão produzidos em sete locais e em três continentes.
O esforço para se manter como uma das protagonistas mundiais entre as marcas de luxo exigirá uma forte realocação de investimentos. De 2022 a 2030, quando a montadora projeta estar produzindo exclusivamente modelos a bateria, serão destinados a pesquisa e desenvolvimento desses produtos e suas tecnologias cerca de € 40 bilhões.
“A mudança para veículos elétricos está ganhando velocidade, especialmente no segmento de luxo. O ponto de inflexão está se aproximando e estaremos prontos à medida que os mercados mudarem para a eletricidade”, afirmou Ola Källenius, CEO da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.
Em 2025 três plataformas exclusivamente elétricas dominarão a produção da marca alemã. A MB.EA dará origem a todos os carros de médio e grande porte, a AMG.EA, aos modelos de alto desempenho, e a VAN.EA inaugurará uma nova geração de veículos comerciais leves.
A montadora também aumentará a verticalização de sua produção, internalizando, por meio de aquisições e parcerias, as tecnologias essenciais para a mobilidade elétrica.
Como parte dessa estratégia está a instalação de oito gigafábricas de células conjuntamente com outras empresas europeias, além da já planejada rede de nove fábricas dedicadas à construção de sistemas de baterias.
LEIA MAIS
→ Daimler vai se dividir em duas até o fim do ano
A Mercedes-Benz também trabalha na definição de novos padrões de carregamento. O “Plug & Charge”, que entrará em operação ainda este ano, permitirá que os clientes conectem, carreguem e desconectem sem a necessidade de etapas extras para autenticação e processamento de pagamento.
Outra frente para assegurar carregamento facilitado da frota é a parceria com Shell, que terá mais de 30 mil pontos de carga até 2025 na Europa, China e América do Norte, incluindo mais de 10 mil carregadores de alta potência em todo o mundo.
Foto: Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.