Conceito elétrico tem opção de condução autônoma e entre-eixos variável
Não se trata do novo carro do Batman ou de um modelo destinado às peripécias do próximo filme do James Bond, absolutamente. O Skysphere Concept, na verdade, é um carro-conceito que a Audi exibirá pela primeira vez na próxima sexta-feira, 13, na Semana do Carro de Monterey, Califórnia, Estados Unidos.
Só pelas fotos, divulgadas nesta quarta-feira, 11, já dá para ter boa noção do que o roadster revelará dos futuros carros da marca, seja pelas linhas e estilo ou pelas tecnologias que incorpora. O conversível é movido a eletricidade, tem opção de condução integralmente autônoma e distância entre-eixos variável em 25 centímetros .
Com um toque de botão, o motorista pode escolher entre uma carro mais esportivo, ao optar pela distância entre-eixos menor, ou desfrutar do conforto de um grand turismo autônomo, de 5,19 metros. Neste caso, volante e pedais ficam ocultos e a cabine torna-se um espaço de convivência e lazer.
O palco de estreia do conceito se justifica. O Skysphere é um projeto do estúdio de design da Audi localizado em Malibu, na costa californiana. Segundo a montadora, o conversível tem proporções inspiradas no roadster Horch 853, criado na década de 30 e que tinha 5,20 metros de comprimento.
Mas, diferente do antecessor a combustão, o novo conversível de 1,8 mil quilos tem motor elétrico de 465 quilowatts de potência e 750 newton metros de torque posicionado no eixo traseiro. Os módulos da bateria são alocados atrás da cabine e entre os assentos no túnel central. A autonomia declarada pela Audi é de mais de 500 quilômetros no modo mais eficiente, segundo a norma WLTP.
Muitos das aspectos técnicos e estilísticos do Skkysphere estarão presentes em outros dois veículos conceito que serão apresentados pela montadora até 2022: o Grandsphere e Urbansphere.
Os nomes fazem referência à ideia de que o espaço que envolve os passageiros (“esfera”) está no centro dos projetos, já que os três veículos são desenvolvidos para a condução autônoma de nível 4. Nesse estágio, em certas situações de estrada e tráfego definidas, o motorista pode delegar a condução totalmente ao carro e aproveitar o espaço da melhor maneira que imaginar.
Foto: Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.