Não se trata do novo carro do Batman ou de um modelo destinado às peripécias do próximo filme do James Bond, absolutamente. O Skysphere Concept, na verdade, é um carro-conceito que a Audi exibirá pela primeira vez  na próxima sexta-feira, 13, na Semana do Carro de Monterey, Califórnia, Estados Unidos.

Só pelas fotos, divulgadas nesta quarta-feira, 11, já dá para ter boa noção do que o roadster revelará dos futuros carros da marca, seja pelas linhas e estilo ou pelas tecnologias que incorpora. O conversível é movido a eletricidade, tem opção de condução integralmente  autônoma e distância entre-eixos variável em 25 centímetros .

Com um toque de botão, o motorista pode escolher entre uma carro mais esportivo, ao optar pela distância entre-eixos menor, ou desfrutar do conforto de um grand turismo autônomo, de 5,19 metros. Neste caso, volante e pedais ficam ocultos e a cabine torna-se um espaço de convivência e lazer.

O palco de estreia do conceito se justifica. O Skysphere é um projeto do estúdio de design da Audi localizado em Malibu, na costa californiana. Segundo a montadora, o conversível tem proporções inspiradas no roadster Horch 853, criado na década de 30 e que tinha 5,20 metros de comprimento.

Mas, diferente do antecessor a combustão, o novo conversível de 1,8 mil quilos tem motor elétrico  de 465 quilowatts de potência e 750 newton metros de torque posicionado no eixo traseiro.  Os módulos da bateria são alocados atrás da cabine e entre os assentos no túnel central. A autonomia declarada pela Audi é de mais de 500 quilômetros no modo mais eficiente, segundo a norma WLTP.

Audi

Muitos das aspectos técnicos e estilísticos do Skkysphere estarão presentes em outros dois veículos conceito que serão apresentados pela montadora até 2022: o Grandsphere e Urbansphere.

Os nomes fazem referência à ideia de que o espaço que envolve os passageiros (“esfera”) está no centro dos projetos, já que os três veículos são desenvolvidos para a condução autônoma de nível 4. Nesse estágio, em certas situações de estrada e tráfego definidas, o motorista pode delegar a condução totalmente ao carro e aproveitar o espaço da melhor maneira que imaginar.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!