Já circula pelas ruas de Curitiba (PR) o Volare Access-e, miniônibus 100% elétrico e resultado da parceria da Volare, unidade de negócios da Marcopolo, e da montadora chinesa BYD. É o primeiro veículo de transporte coletivo desenvolvido no Brasil nesta configuração: com piso baixo, motor traseiro e suspensão pneumática.

O Volare Access-e, em período de testes, rodará cerca de 160 quilômetros por dia em linha circular pela região central da capital paranaense. Com 9.150 mm de comprimento, 3.380 mm de altura e 2.430 mm de largura, o miniônibus pode tranportar até 37 passageiros, 22 deles sentados.

O powertrain desenvolvido pela BYD conta com dois motores de 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo. As baterias têm autonomia para 250 quilômetros e podem operar de 1h30 até 3 horas. Para maior eficiência do conjunto, o veículo dispõe de sistema de regeneração da energia de frenagem.

Caso o Volare Acess-e seja aprovado na avaliação, a prefeitura de Curitiba pretende comprar quatro unidades para uma mesma linha exclusiva de ônibus ambientalmente limpos.


Foto: Divulgação/Volare

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!