Empresa

Honda abre PDV nas duas fábricas paulistas

Produção de automóveis será concentrada em Itirapina. Complexo de Sumaré fabricará motores e componentes.

Dando continuidade ao plano de concentrar sua produção apenas na fábrica de Itirapina, SP, a Honda abriu PDV, Programa de Demissão Voluntária, tanto nesse complexo industrial como no localizado em Sumaré, também no interior paulista, que deixará de produzir automóveis a partir do ano que vem.

De acordo com a Honda, com a transferência da produção de carros até dezembro, a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo.

Atualmente com total de 3 mil funcionários, a montadora informa não ter uma meta de adesão ao programa. “O foco é atender os colaboradores que têm enfrentado dificuldades para a transferência ou não se adaptaram à região de Itirapina”, informa a empresa. O objetivo é oferecer condições para uma transição segura àqueles que contribuíram com a empresa ao longo de suas carreiras”.

Estão sendo oferecidos 12 salários extras aos que aderirem ao PDV, além de valor referente a 12 meses de plano de saúde, cartão vale alimentação de R$ 250 ao mês por seis meses e três meses de orientação profissional assistida. Em nota, a Honda destaca que vem reestruturando suas atividades produtivas desde 2019, com o objetivo de aumentar a competitividade e a sustentabilidade da operação no longo prazo.

“A última etapa do plano de transferência ocorre em um novo cenário, em que a indústria automotiva vem sendo impactada pela pandemia de Covid-19. A desvalorização do real, a inflação de matérias-primas e a crise no abastecimento de componentes reduziram os volumes de produção nos anos de 2020 e 2021, criando ociosidade em toda a indústria, e o cenário futuro ainda apresenta incertezas. Por isso a abertura do PDV”, informa a empresa em comunicado distribuído nesta quinta-feira, 14.

Após 10 dias de paralisação, Honda retoma produção nesta quinta-feira

A Honda também destaca que há 50 anos no Brasil, 24 deles como fabricante de automóveis, “reafirma seu compromisso com o País e o mercado local. A empresa reforça que as mudanças fazem parte de sua constante
evolução, com o objetivo de entregar produtos e serviços da mais alta qualidade para seus clientes e garantir a sustentabilidade de seus negócios”.

Inaugurada em março de 2019, após três anos da sua conclusão, a fábrica produz os modelos WRV, HRT e parte do Fit. Ainda falta transferir a produção de Civic, City e parte do Fit. Permanecerão na unidade de Sumaré a produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem, Injeção Plástica, Ferramentaria, Engenharia de Qualidade, Planejamento Industrial,  P&D, áreas administrativas da Honda South America, Centro de Treinamento Técnico e Divisão de Peças.


Foto: Divulgação/Honda

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

De novo, GM demite em São José dos Campos por telegrama

Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada

% dias atrás

Fatia de 5 marcas líderes em SUVs encolhe 11 pontos em um ano

A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…

% dias atrás

Mercado de caminhões engata movimento de recuperação

Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano

% dias atrás

Segmento de eletrificados mantém trajetória ascendente

Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…

% dias atrás

O bom momento no mundo das picapes

Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano

% dias atrás

Marcopolo tem lucro líquido 34,1% maior no primeiro trimestre

Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.

% dias atrás