Indústria

Eletromobilidade: O Brasil está preparado?

Esse é o tema do 10º Simpósio SAE Brasil VEH, que acontece em formato 100% digital na próxima semana

Em formato 100% digital, o 10º Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos está programado para os próximos dias 19 e 20, com o sugestivo tema “Eletromobilidade – o Brasil está preparado?”. O evento acontece sempre na parte da tarde, das 14h às 17h50

O objetivo é mostrar o panorama atual e as perspectivas nos diversos modais de transporte, com palestras e debates sobre infraestrutura, capacitação de mão de obra, desafios para soluções globais e papel das empresas de energia. “As metas de redução das emissões de CO2 estão na pauta dos governos, da indústria e da academia de forma cada vez mais relevante e o 10º Simpósio VEH é o fórum ideal para compreendermos como a eletrificação pode contribuir para essas metas”, comenta Camilo Adas, presidente da SAE Brasil.

A engenheira Samantha Uehara, especialista em Tecnologia de Produto da Mahle, é a responsável pela condução do simpósio, que além dos assuntos já citados também vai discutir marcos regulatórios e incentivos para o desenvolvimento da eletromobilidade no País, além da gestão do ciclo de vida dos componentes aplicados aos novos sistemas elétricos e do e-Motorsport como estímulo ao desenvolvimento e práticas de novas tecnologias.

LEIA MAIS

VW mostra os elétricos ID.3 e ID.4 para clientes da América Latina

Stellantis mostra Peugeot 208 e-GT e Fiat e500 no salão dos elétricos

Brasil sediará centro de biocombustíveis da Volkswagen

“O objetivo é provocar a análise e reflexão sobre como preparar o Brasil para a eletromobilidade no transporte em terra, mar e ar”, destaca Samantha. Na sua visão, a transformação da mobilidade em escala global envolve novas práticas econômicas e critérios rígidos de responsabilidade ambiental, social e de governança, que impulsionam o surgimento de novas soluções tecnológicas com elevado conteúdo mecatrônico.

O ideal, segundo ela, é que o Brasil discuta como fazer a transição do powertrain clássico, com motor de combustão interna, para o eletrificado, passando pela hibridização e a utilização de biocombustíveis. Nesse contexto, o etanol brasileiro ganha força, por serum combustível bem menos poluente do que gasolina/diesel.

Serão quatro painéis nos dois dias do evento, com palestras proferidas por especialistas, além de quatro equipes atuantes nas competições dos programas estudantis da SAE Brasil em categorias elétricas – Fórmula SAE e H2 Challenge Ballard SAE, que contarão um pouco da experiência extra curricular adquirida com a prática do desenvolvimento dos projetos dos carros.

Na terça-feira, 19, o primeiro painel é “A tríplice hélice está girando para eletrificação?, ocasião em que serão abordados temas da eletrificação na linha V do ROTA 2030, o cenário automotivo brasileiro na nova mobilidade e a contribuição da universidade nessa área. O segundo painel – “Modais sustentáveis Terra, Mar e Ar” enfocará os avanços da eletrificação nos diversos tipos de transporte.

A quarta-feira, 20, começa com o painel “E-Products: Sistemas e componentes da Eletromobilidade”, que destacará a eletrificação de veículos comerciais e novos dispositivos para a mobilidade elétrica. O painel “Ciclo de vida e sustentabilidade das baterias”.


Foto: Divulgação/Nissan

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Excesso de confiança nos recursos de segurança pode aumentar acidentes

Especialistas em segurança viária são mais precavidos do que motoristas consultados em estudo global

% dias atrás

Valvoline amplia vendas em 45,6% no semetre

A demanda por lubrificantes sintéticos nacionais foi a que mais cresceu, com alta de 217%

% dias atrás

No consórcio, tíquete médio dos pesados é o que mais cresce

A alta, no comparativo anual, é de 21,7%, de R$ 92,3 mil para R$ 112,3…

% dias atrás

JAC Caminhões inicia distribuição de seus veículos 

Linha tem quatro modelos a diesel que serão negociados em rede de 30 revendas

% dias atrás

BMW reduzirá em até 8 mil empregos seu quadro mundial

Cortes devem ocorrer até 2027 e representam mais de 5% da força de trabalho

% dias atrás

Nos ônibus da Marcopolo, tecidos com PET 100% reciclável

Desenvolvido em parceria com a DINI Textil, revestimento tem ciclo de vida que reduz em…

% dias atrás