O Hyundai Creta foi líder em novembro, posição que há um ano era ocupada pelo VW T-Cross. Mas Jeep Renegade está no topo em 2021.

Enquanto o mercado de automóveis em geral registra queda de 1,3% no acumulado deste ano, com total de 1,4 milhão de emplacamentos, o segmento de SUVs teve expressiva alta de 29,8%, passando de 461 mil unidades de janeiro a novembro de 2020 para 598,5 mil no mesmo período deste ano.
Os demais segmentos somados, em contrapartida, recuaram 16%, de 959,8 mil para 803,3 mil unidades.
Com 40 modelos catalogados no levantamento da Fenabrave, o segmento de SUVs foi o que mais ganhou novidades nos últimos anos e conta hoje com a participação de praticamente todas as marcas que atuam no País. A última a entrar foi a Fiat, que lançou o Pulse neste segundo semestre.
Com tanta variedade de modelos, nada mais natural do que uma acirrada disputa no topo do ranking específico dos SUVs. A Hyundai conseguiu emplacar o Creta na liderança em novembro, com 6.099 unidades. No mesmo mês do ano passado, o topo era ocupado pelo Volkswagen T-Cross, que também dominava no acumulado, enquanto os Jeep Renegade e Compass ocuparam a sgunda e terceira colocações.
Este ano, no entanto, os dois modelos da Jeep dominam as vendas de janeiro a novembro, com, respectivamente, 69,6 mil e 64,2 mil emplacamentos. O Creta é o terceiro no ano, com 58,7 mil unidades, seguido do T-Cross (55,7 mil) e Chevrolet Tracker (42,8 mil).
Em comunicado divulgado esta semana, a Hyundai destaca a liderança do seu modelo em novembro, ressaltando a participação de 15% no mês, quando foram vendidos 57,6 mil SUVs. Em comparação com outubro, as vendas do Creta apresentaram crescimento de 11%, enquanto o segmento praticamente permaneceu estagnado (+0,3%).
LEIA MAIS
→Fiat renova o utilitário Fiorino
→Produção de veículos reage, mas é o pior novembro em seis anos
Com os 598 mil emplacamentos do acumulado deste ano, os SUVs conquistaram participação de 42,7% no mercado total de automóveis, ante índice de 32,4% no mesmo período de 2020.
“O Creta recebeu sua nova geração agora em setembro, no ano em que os SUVs se consolidam como o maior segmento nacional”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai para o Brasil e Américas Central e do Sul. “Com diversos itens de tecnologia, segurança, sofisticação e conforto, o modelo vem registrando bons volumes de vendas nesta reta final do ano. Considerando os emplacamentos a partir de setembro, o Creta sobe da terceira para segunda posição entre os SUVs”.
A Jeep, no entanto, comemora a liderança de seus modelos no acumulado do ano e da marca, com 135 mil unidades comercializadas de janeiro a novembro. “Mesmo com um mercado cada vez mais disputado, a Jeep segue sendo a número um no segmento que criou”, afirma Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da marca para o Brasil.
Fotos: Divulgação/Hyundai/Jeep
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…