Mercado

Mercado de motos segue com desempenho positivo

Apesar da queda sazonal sobre dezembro, o comparativo interanual mostra alta de 4,5%

Ao contrário do mercado de automóveis e comerciais leves, que começou 2022 com números inferiores aos do início de 2021, o de motocicletas registrou crescimento no comparativo interanual. As vendas totalizaram 89.865 unidades em janeiro, alta de 4,5% sobre as 85.832 comercializadas em idêntico mês do ano passado.

Em relação a dezembro, quando houve 112,4 mil emplacamentos, houve queda de 20,2%, movimento considerado natural em toda a virada de ano. “Faz parte da sazonalidade do período”, lembrou o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr., destacando que o cenário de demanda no segmento de duas rodas segue positivo, visto serem os números deste ano melhores do que os de 2021.

Ele lembrou, no entanto, que alguns fatores já começam a preocupar, como o aumento das taxas de juros, que tem
provocado maior restrição para a concessão de crédito no mercado de motos. “A aprovação de financiamento, atualmente, gira em torno de 37% das propostas enviadas aos bancos. As vendas estão estabilizadas em um bom nível, mas a dificuldade de crédito e também da normalização da produção são questões para as quais estamos atentos”, comentou Andreta Jr.

A indústria de motos, instalada no Polo Industrial de Manaus, AM, não vem tendo problemas com falta de componentes no mesmo nível do enfrentado pelas montadoras de veículos leves e pesados. Mas o setor, segundo a Abraciclo, não tem conseguido ampliar a produção por causa das restrições impostas pela Covid-19, em especial as relativas ao distanciamento social, e também devido ao absenteísmo provocado pela variante Ômicrom

LEIA MAIS.

Indústria de motos enfrenta absenteísmo por causa da Ômicron

O pior janeiro em venda de veículos desde 2005

Variante ômicrom e chuvas reduzem movimento nas concessionárias

Apesar dos números positivos deste início de ano, também houve redução no movimento das concessionárias de veículos duas rodas em função das fortes chuvas, que vêm ocorrendo em algumas regiões, e do aumento do contágio das pessoas, pela variante Ômicrom, “que tem afastado os consumidores das lojas”, segundo a Fenabrave.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás