Empresa

Volvo Cars e Northvolt: fábrica de baterias em Gotemburgo.

Operações devem ser iniciadas em 2025 com a gerações de 3 mil empregos

Apartir de parceria anunciada no final de 2021, a Volvo Cars e a Northvolt optaram pela cidade de Gotemburgo, na Suécia, para sediar a nova fábrica conjunta de baterias, que vai empregar 3 mil funcionários e tem início de operações programado para 2025.

A iniciativa se soma ao centro de P&D planejado pelas duas empresas, parte de um investimento de aproximadamente 30 bilhões de SEK (US$ 3,2 bilhões). O objetivo da Volvo Cars é fortalecer mundial sua política de eletrificação, a fim de produzir e vender exclusivamente carros elétricos até 2030.

“Nossa parceria com a Northvolt é fundamental para nossas ambições estratégicas na eletrificação”, comenta Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo Cars, destacando que a meta da empresa é tornar-se líder no segmento de elétricos premium até o final da próxima década.

As obras para a construção da fábrica de baterias, que atenderá carros Volvo e Polestar de última geração, têm início programado para o próximo ano. O potencial de capacidade anual da nova unidades industrial será de até 50 gigawatts-hora (GWh), que forneceria baterias para 500 mil carros por ano.

A localização sueca da fábrica, que será construída no bairro de Torslanda, em Gotemburgo, foi definida estrategicamente por estar em uma rota direta para a maior fábrica de automóveis da Volvo Cars.

A localidade traz outros benefícios, como acesso à infraestrutura, um forte histórico de fornecimento de energia renovável e competências relevantes de trabalho, bem como sua proximidade com as unidades de P&D da Volvo Cars e da Northvolt, que entra em operações este ano.

“Estabelecer essa fábrica em Gotemburgo é um movimento decisivo, tanto para continuar a transformar uma das regiões automotivas mais dinâmicas do mundo, quanto para se tornar o principal fornecedor global de baterias sustentáveis”, afirma Peter Carlsson, cofundador e CEO da Northvolt.

O chefe de engenharia e operações da Volvo Cars, Javier Varela, diz que a nova fábrica apoiará ambição da companhia de ter uma rede de fabricação totalmente neutra em termos climáticos. “Através de nossa parceria com a Northvolt, também nos beneficiaremos muito de uma cadeia de valor de bateria de ponta a ponta, desde matéria-prima até carro completo, garantindo uma ótima integração em nossos carros”, conclui o executivo.

O empreendimento de produção de células de bateria entre a Northvolt e a Volvo Cars será um importante player na produção europeia de células de bateria e representará uma das maiores unidades de produção de células da Europa. Volvo Cars e Northvolt nomearam o ex-executivo da Tesla, Adrian Clarke, para liderar a empresa de produção.

O centro de P&D, que entrará em operação em 2022, criará algumas centenas de empregos em Gotemburgo e posiciona a Volvo Cars como uma das poucas marcas automotivas a tornar o desenvolvimento e a produção de células de bateria parte de suas capacidades de engenharia de ponta a ponta.

A parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt se concentrará no desenvolvimento de baterias sob medida e conceitos de integração de veículos que dão aos motoristas Volvo e Polestar o que eles querem, como mais autonomia ao veículo e carregamento rápido.

Estabelecer uma integração vertical profunda do desenvolvimento e produção de baterias é importante para a Volvo Cars e a Polestar, uma vez que a bateria representa o maior componente de custo individual em um carro elétrico, bem como uma grande parte da pegada de carbono.

Sobre a Northvolt
A Northvolt é uma fornecedora europeia de células e sistemas de baterias sustentáveis e de alta qualidade. Fundada em 2016 para permitir a transição europeia para um futuro descarbonizado, a empresa fez progressos rápidos em sua missão de entregar a bateria de íons de lítio mais verde do mundo com uma pegada mínima de CO2 e cresceu para 2.500 pessoas de mais de 100 nacionalidades diferentes.

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Fim da prova de baliza vai facilitar obtenção da CNH

Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra

% dias atrás

Carro híbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás