Produto

VW apresenta o ID. Buzz, a Kombi revisitada em versão elétrica

Ainda como protótipo, mas revelado por inteiro em transmissão mundial, modelo alia a proposta do passado à cena do futuro

Inevitável associar a herança que carrega, a própria Volkswagen não deixa dúvidas que foi buscar inspiração na primeira geração da Kombi, surgida na década de 1950, para a nova oferta de veículos elétricos ID. Buzz.

Em evento online transmitido de Hamburgo, na Alemanha, na quarta-feira, 9, as unidades de automóveis e comerciais leves da fabricante revelaram a primeira linha de veículos de trabalho e van livre emissão de CO2 da Europa que chegará, incialmente no continente, em setembro. A pré-venda deve começar a partir de maio.

A visita no passado, no entanto, é apenas um argumento que valoriza a tradição de um ícone da indústria automotiva, em particular para a marca. O ID. Buzz é um outro modelo, desenvolvido para uma nova era da mobilidade e com compromissos inéditos.

Neutro em emissões de carbono em todo o ciclo, da produção ao uso, sustentável e totalmente conectado, o ID. Buzz se alinha às metas da empresa. “Com este carro, estamos reunindo os temas centrais da nossa estratégia Accelerate em um produto pela primeira vez”, resume Ralf Brandstätter, presidente e CEO da marca Volkswagen.

A fabricante privilegiou o conceito de sustentabilidade na construção do ID. Buzz, tanto na versão para passageiros quanto na de carga. O modelo, por exemplo, não trará acabamentos de couro, e usará grande quantidade de material reciclado, como o plástico proveniente de garrafas em revestimentos.

O pouco das especificações técnicas divulgadas adianta que o modelo será equipado com uma bateria de 77 kWh, que alimentará motor elétrico de 204 cv para tracionar o eixo traseiro. Em carregador rápido, a VW diz que a carga de energia da bateria sobe de 5% para 80% por volta de 30 minutos. A autonomia não foi revelada.

Em termos de dimensões, o ID. Buzz tem 4,71 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,98 m. E como auxiliar importante na economia do consumo de energia, a versão de passageiro tem coeficiente aerodinâmico de 0,285 e a de carga, 0,29.

No pacote de tecnologia, o ID. Buzz trará extensos e inéditos recursos. Um deles, o chamado Car2X, permitirá comunicação com outros veículos conectados, bem como com a infraestrutura do transporte. Assistentes de direção também providenciaram condução parcialmente autônoma e frenagens de emergência, inclusive diante da identificação de pedestres.

Concebido para ser elétrico sob a plataforma MEB (de Modular Electric Drive Kit), o ID. Buzz será produzido na fábrica da marca em Hanover, na Alemanha. De acordo com a VW, atualmente 30% de todos os veículos elétricos do grupo já são baseados na MEB. Até 2025, o planejado é serem mais de 80%.

LEIA MAIS

→Elétricos da VW chegarão ao Brasil só no fim de 2022


Fotos: Volkswagen/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás