Indústria

Novos passos na parceria VW e Ford rumo à eletrificação

Fabricante estadunidense terá outro modelo baseado na plataforma elétrica MEB para o mercado europeu

A parceria da Ford e Volkswagen em prol da mobilidade elétrica está sendo intensificada a partir da decisão da fabricante estadunidense de produzir mais um modelo elétrico para o mercado europeu baseado na plataforma MEB (Modular Electric Toolkit).

O projeto, assim como a intenção da Ford de dobrar seu volume planejado para a MEB num período de seis anos, foi definido em acordo assinado entre as partes neste início de semana. Originalmente, a empresa havia planejado fazer apenas um modelo, com volume total em torno de 600 mil unidades. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre o segundo veículo a utilizar a plafaforma elétrica.

“Lucratividade e velocidade são cruciais neste momento para garantir o sucesso da mobilidade elétrica na Europa. Estamos trabalhando nesses dois objetivos juntamente com a Ford”, diz Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen responsável pela Tecnologia e CEO da Volkswagen Group Components.

LEIA MAIS

VW apresenta o ID. Buzz, a Kombi revisitada em versão elétrica

Segundo o executivo, o atual acordo vai acelerar ainda mais a eletrificação das duas empresas. “Ele também é uma prova dos pontos fortes da MEB, que oferece um pacote único de alta tecnologia, custos competitivos e velocidade na implantação de projetos. Por isso, a plataforma elétrica é a solução ideal para empresas que desejam acelerar sua eletrificação”.

O primeiro modelo da Ford que utilizará a MEB será um crossover elétrico a ser produzido no Centro de Eletrificação da Ford em Colônia, na Alemanha, a partir de 2023.

O presidente da montadora na Europa, Stuart Rowley, destaca que a aliança estratégica com a Volkswagen é um importante elemento do empenho da empresa em oferecer uma linha de veículos totalmente elétricos exclusivos da marca e projetados para atender às necessidades de mobilidade numa Europa moderna, que está liderando a luta contra as mudanças climáticas.

A ampliação da colaboração com a Ford é vista pela Volkswagen como um passo a mais no sentido de tornar-se uma fornecedora de plataformas para veículos elétricos, como um pilar adicional ao seu negócio central. A fabricante informa que a MEB já fornece a base tecnológica para dez modelos elétricos de cinco marcas diferentes.

“Utilizada para produzir aproximadamente 300 mil unidades em 2021, ela é uma das plataformas elétricas líderes em todo o mundo”, informa comunicado distribuído pelaVolkswagen nesta segunda-feira, 14.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Trabalhadores rejeitam proposta da Renault em assembleia

Em dez dias, perda de produção ultrapassa 6,1 mil veículos. Montadora divulga principais itens da…

% dias atrás

Com as chuvas no Sul, mercado automotivo retrai em maio

Foram 81.395 emplacamentos na primeira quinzena, um recuo de 18% frente aos 96.206 do mesmo…

% dias atrás

Volvo coloca na prateleira de ofertas caminhões FH movidos a B100

Para atuar, no entanto, engenharia da fabricante precisa avaliar a operação a que se destina…

% dias atrás

MDIC ainda avalia cerca de 50 pedidos de habilitação ao Mover

Em evento na AEA, Margarete Gandini, do MDIC, comemora a alta receptividade ao novo programa…

% dias atrás

VW ainda tenta evitar a concessão de férias coletivas semana que vem

Ciro Possobom informa que a decisão, eventualmente necessária devido às chuvas no Sul, será tomada…

% dias atrás