Empresa

Caoa Chery tira Tiggo 3X de linha e fecha fábrica de Jacareí pelo menos até 2025

Empresa promete voltar a montar na unidade só híbridos e elétricos. Sedã Arrizo 6 será importado.

A Caoa Chery não vai mais produzir automóveis em Jacareí, SP, pelo menos  até 2025. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 5, o fechamento da planta inaugurada em 2014 para promover o que chama de “remodelação” dos processos produtivos.

Sem informar investimentos, diz que pretende adotar padrões operacionais que permitam a produção de futuros veículos elétricos e eletrificados gerados a partir de novas plataformas. Em Jacareí eram montados o recém-lançado SUV compacto Tiggo 3x e o sedã Arrizo 6.

O Tiggo 3x, mais barato automóvel da marca, sairá definitivamente de linha menos de um ano depois de chegar às ruas, enquanto o sedã passa a ser importado completo da China. Desde seu lançamento, em meados do ano passado, foram licenciadas pouco mais de 7,7 mil unidades do SUV.

“A adaptação da unidade de Jacareí “, afirma a empresa em nota, “terá como parâmetro os processos produtivos já adotados na fábrica da Caoa Montadora, localizada em Anápolis “. Na unidade goiana, o grupo fabrica hoje os Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8, além de modelos da Hyundai.

Apesar de afirmar que a produção será paralisada temporariamente para a introdução de novos processos e produtos, a Caoa Chery  admite que negocia com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região “pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais”. Ou seja, a demissão coletiva.

Segundo a entidade representante dos trabalhadores, do quadro de mais de 600 pessoas, serão dispensados todos os funcionários das áreas produtivas e metade dos que trabalham nas áreas administrativas. Só uma pequena parcela seguirá cuidando da manutenção e também da operação de importados.

A Caoa Chery diz que interrupção da produção em Jacareí, que desde março estava com suas linhas paralisadas já, será compensada com a aceleração das atividades na planta de Anápolis e, portanto, segue prevendo a produção no País de 60 mil veículos em 2022.

LEIA MAIS

→ Caoa Chery ingressa em parceria para difundir o carro elétrico

→ Caoa Chery promete mais dois modelos inéditos em 2022

O  CEO da empresa, Marcio Alfonso, informou no fim do ano passado que a montadora promoverá dois lançamentos de modelos inéditos produzidos no Brasil este ano, além de outros dois importados, um 100% elétrico e outro híbrido plug-in. Um deles é o elétrico e-Q1, modelo compacto apresentado recentemente pela Chery na China.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Produção da Renault segue paralisada

Não houve acordo na reunião de conciliação desta sexta-feira. Novo encontro foi marcado para o…

% dias atrás

Carlos Fraga é o novo diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco

Executivo atuava na área de pós-venda da fabricante

% dias atrás

A Stellantis quer importar “fábrica” de motores

Segundo o MDIC, projeto envolve investimento de R$ 454 milhões e vai gerar 600 empregos…

% dias atrás

Festival Interlagos 2024 tem confirmação de 13 fabricantes de veículos

Outras 14 marcas seguem em negociação com o evento, que espera receber 120 mil visitantes…

% dias atrás

Chega a 69 o total de habilitações ao Mover

No pacote estão as principais montadoras instaladas no País e autopeças como Bosch e Shulz

% dias atrás

Banco Randon passa a oferecer linha de crédito de baixo carbono

Produto visa promover financiamentos do com eixo elétrico da Suspensys

% dias atrás