Mercado

Locadoras quase dobram compras no segundo trimestre

Foram 145,7 mil unidades, ante as 78,6 mil de janeiro a março. Queda no varejo favoreceu o setor.

Em balanço que reflete em grande parte a desaceleração dos negócios automotivos no varejo, as locadoras de veículos divulgaram nesta quarta-feira, 24, aumento de 85,4% nas compras do setor no comparativo do segundo com o primeiro trimestre, quando foram adquiridas, respectivamente, 78.578 e 145.720 automóveis e comerciais leves.

A Abla, entidade que representa o setor no Brasil, informa que houve 223.967 aquisições no primeiro semestre, volume equivalente a 49,3% do total de veículos comprados por locadoras ao longo de todo o ano passado, conforme estatísticas obtidas junto ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados.).

“Houve sensível melhora em relação à produção e também na redução dos prazos de entregas de pedidos feitos pelas locadoras”, informa o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré, admitindo que a queda da demanda por parte dos clientes de varejo também vem favorecendo o setor atualmente. Vale lembra que as locadoras, no ano passado, não conseguiram repor adequadamente suas frotas por falta de oferta das montadoras.

O setor encerrou 2021 com frota total de 1.136.517 automóveis e comerciais leves. Em junho, conseguiu chegar a 1.213.220 veículos leves, o que representou crescimento de 6,3% no período. O maior volume de entregas no semetre foi por parte da Stellantis, com 68.891 unidades. Na sequência vêm Volkswagen (47.138), Hyundai (42.950), Chevrolet (27.095) e Renault (16.945).

LEIA MAIS

Venda de veículos leves se mantém estável em agosto

Mercado de veículos leves no ano segue em queda de dois dígitos

No ranking dos modelos mais vendidos, o Hyundai HB20 lidera, com 29.971. Os demais foram o VW Gol (22.419), Fiat Strada (18.494), Fiat Mobi (17.147), Fiat Argo (13.365), VW Voyage (12.357), Pegeout 208 (12.722), Fiat Cronos (10.365), HB20S (9.373) e o Chevrolet Ônix Plus (8.366).

Na comparação entre os anos de 2021 e 2020, houve aumento de 12,3% no total de usuários de carros alugados no Brasil. O faturamento, no mesmo comparativo, cresceu 33,5%, atingindo a marca de R$ 23,5 bilhões.


Foto:  Divulgação/Abla

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás