Produto

Marcopolo integra projeto de ônibus a hidrogênio

Em fase de homologação, Audace 1050 está sendo apresentado na IAA

A Marcopolo desenvolveu a carroceria do Audace 1050, ônibus rodoviário movido a células de combustível de hidrogênio que está sendo apresentado na IAA 2002, que acontece em Hanover, na Alemanha, de 19 a 25 deste mês. Em fase de homologação, o projeto envolve parceria com as empresas Sinosenergy, Feichi Bus e Allenbus.

A primeira fornece a parte central da tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell. A Feichi Bus/Allenbus, por sua vez, é a responsável pelo desenvolvimento do chassi de célula de combustível do ônibus.

Já foram feitos dois protótipos, dos quais um está no principal evento de veículos comerciais do mundo e o outro está sendo submetido a testes na China, onde é produzida sua carroceria.

Com PBT de 19 mil kg e capacidade para transportar 53 passageiros, o Audace movido a hidrogênio tem autonomia de até 600 quilômetros. O modelo será oferecido nas opções de comprimento total de 11.900 mm a 12.600 mm, largura de 2.480 mm e distância entre eixos de 6.100 mm a 6.650 mm.

LEIA MAIS

Marcopolo começa a produzir seu primeiro ônibus elétrico

Emplacamentos de ônibus têm aumento de 31% em agosto

Equipado com motor Danfos, o veículo tem potência nominal de 143 kw (pico de 235 kw) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw, quatro tanques de hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (Lítio Ferro). Sua transmissão é a Editron AMT de 4 velocidades.

Segundo comunicado da Marcopolo, o Audace também será produzido com opção de powertrain elétrico puro, com baterias de energia CATL, LiFeO, (Lítio Ferro) de 423 kwh, com 12 Packs e autonomia de até 400 quilômetros em condições urbanas.


Foto: Divulgação Marcopolo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

CD da GWM já abriga 800 mil componentes e peças de reposição

Número crescerá em 2026 para acompanhar a prevista ampliação da linha de veículos

% dias atrás

Mercado de automóveis na Europa chega estável no 1º bimestre

Vendas de elétricos e híbridos alcançam participação perto de 70% no período

% dias atrás

CNH premia os melhores fornecedores com o Suppliers Excellence Awards 2026

Aptiv foi a maior vencedora ao ser reconhecida em duas categorias e como Fornecedor do…

% dias atrás

China concentra um terço dos investimentos de montadoras no País

Projeção indica aportes de US$ 7,4 bilhões até 2030 para instalar capacidade de montar mais…

% dias atrás

Na Alemanha, o primeiro centro de inovação da Leapmotor fora da China

Objetivo da Stellantis é promover a globalização da marca também em design e engenharia

% dias atrás

Consumidores ainda precisam “descobrir” o Renault Boreal

Enxurrada de lançamentos pulveriza vendas de SUVs médios

% dias atrás