Em fase de homologação, Audace 1050 está sendo apresentado na IAA

A Marcopolo desenvolveu a carroceria do Audace 1050, ônibus rodoviário movido a células de combustível de hidrogênio que está sendo apresentado na IAA 2002, que acontece em Hanover, na Alemanha, de 19 a 25 deste mês. Em fase de homologação, o projeto envolve parceria com as empresas Sinosenergy, Feichi Bus e Allenbus.
A primeira fornece a parte central da tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell. A Feichi Bus/Allenbus, por sua vez, é a responsável pelo desenvolvimento do chassi de célula de combustível do ônibus.
Já foram feitos dois protótipos, dos quais um está no principal evento de veículos comerciais do mundo e o outro está sendo submetido a testes na China, onde é produzida sua carroceria.
Com PBT de 19 mil kg e capacidade para transportar 53 passageiros, o Audace movido a hidrogênio tem autonomia de até 600 quilômetros. O modelo será oferecido nas opções de comprimento total de 11.900 mm a 12.600 mm, largura de 2.480 mm e distância entre eixos de 6.100 mm a 6.650 mm.
LEIA MAIS
→Marcopolo começa a produzir seu primeiro ônibus elétrico
→Emplacamentos de ônibus têm aumento de 31% em agosto
Equipado com motor Danfos, o veículo tem potência nominal de 143 kw (pico de 235 kw) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw, quatro tanques de hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (Lítio Ferro). Sua transmissão é a Editron AMT de 4 velocidades.
Segundo comunicado da Marcopolo, o Audace também será produzido com opção de powertrain elétrico puro, com baterias de energia CATL, LiFeO, (Lítio Ferro) de 423 kwh, com 12 Packs e autonomia de até 400 quilômetros em condições urbanas.
Foto: Divulgação Marcopolo
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…