Mercado

Próximo do fim, Gol tem “honroso” desempenho de vendas

Hatch da VW é o quinto veículo mais vendido no País

O  Gol deu mostras, em outubro, que seu anunciado fim de produção após 42 anos está muitíssimo próximo, coisa de poquíssimas semanas, ainda que a montadora não tenha definido oficialmente uma data. O hatch acumulou somente 3,1 mil licenciamentos no mês passado e apareceu na modesta 18ª posição entre os automóveis de passeio mais vendidos.

É o quarto pior resultado mensal de 2022, à frente somente dos números de fevereiro a abril, período em que a produção em Taubaté, SP, foi  prejudicada e até interrompida em decorrência da falta de componentes, sobretudo. Porém, nos três meses seguintes, o Gol voltou a liderar o mercado. Em julho e agosto esbarrou nos 12 mil licenciamentos por mês, recuando para 5,8 mil em setembro.

Esse “estouro” das vendas no meio do ano não sinalizou que a Volkswagen tenha mudado seus planos para o modelo lançado em 1980 como candidato a substituto do lendário Fusca.  Na verdade, relefiu apenas que a escassez da oferta no trimestre anterior estava sendo suprida com maior produção para dar conta dos pedidos represados, em particular de frotistas, há tempos responsáveis pela maioria dos emplacamentos do hatch.

De qualquer forma, o Gol completará seu último ano de vida com desempenho comercial para lá de relevante. De janeiro a outubro, somou 56,1 mil licenciamentos, foi o quinto carro de passeio mais negociado e por apenas  algumas centenas de unidades não apareceu à frente do Fiat Mobi, que teve quase 56,8 mil unidades.

Independente de quantas unidades estarão nos últimos lotes de produção, que merecerá a edição de despedida Last Edition, a exemplo do que ocorreu com a Kombi, o hatch já tem assegurado um lugar destacado na história da indústria automobilística brasileira.

Em pouco mais de quatro décadas, cerca de 8,6 milhões de unidades saíram das linhas de montagem da Volkswagen rumo ao mercado interno e exportação, consideradas todas as suas três gerações e outras várias remodelações. Aqui o modelo liderou as vendas ao longo de 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014.

O fim do Gol abre espaço para o Polo Track, versão simplicada do Polo que debutará no mercado já no início de 2023. Ele ocupará a vaga do antecessor e do derivado sedã Voyage também na fábrica de Taubaté, unidade que há meses vem recebendo melhorias em equipamentos e processos para adotar a plataforma MQB.

LEIA MAIS

→ Polo 2023 prepara terreno para o Track


 

Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Trabalhadores rejeitam proposta da Renault em assembleia

Em dez dias, perda de produção ultrapassa 6,1 mil veículos. Montadora divulga principais itens da…

% dias atrás

Com as chuvas no Sul, mercado automotivo retrai em maio

Foram 81.395 emplacamentos na primeira quinzena, um recuo de 18% frente aos 96.206 do mesmo…

% dias atrás

Volvo coloca na prateleira de ofertas caminhões FH movidos a B100

Para atuar, no entanto, engenharia da fabricante precisa avaliar a operação a que se destina…

% dias atrás

MDIC ainda avalia cerca de 50 pedidos de habilitação ao Mover

Em evento na AEA, Margarete Gandini, do MDIC, comemora a alta receptividade ao novo programa…

% dias atrás

VW ainda tenta evitar a concessão de férias coletivas semana que vem

Ciro Possobom informa que a decisão, eventualmente necessária devido às chuvas no Sul, será tomada…

% dias atrás